VI Congresso Nacional ?Cientistas em Acção? em Estremoz

O Congresso Nacional ?Cientistas em Acção?, promovido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, teve a sua primeira edição no ano lectivo 2005/2006, destinando-se a todas as escolas do ensino básico e secundário do país.

Este congresso surgiu com o objectivo de entusiasmar os jovens para o prazer da DESCOBERTA e consequentemente da INVESTIGAÇÃO científica, para incitar a apresentação do resultado dos seus trabalhos aos colegas de outras escolas, bem como defender as suas ideias perante os outros "investigadores", promovendo e habituando os jovens à troca de ideias entre si.

Neste congresso, os jovens têm a oportunidade de DESCOBRIR como funciona um verdadeiro congresso científico, sendo as suas apresentações avaliadas por um júri, onde estarão presentes verdadeiros cientistas e investigadores de diferentes instituições.

Assim, e pelo sexto ano consecutivo, nos dias 5 e 7 de Maio decorre o "Congresso Nacional Cientistas em Acção", com o intuito de desenvolver o contacto e a partilha de ideias entre os jovens estudantes desde o 1º até ao 12º ano.

Os prémios serão atribuídos de acordo com os níveis escolares, sendo ao 1º ciclo atribuído o prémio Galopim de Carvalho (o Professor carinhosamente apelidado "avô" dos dinossauros), ao 2º e 3º ciclo o prémio Dolomieu e ao ensino secundário o prémio António Ribeiro (o Professor, que trata a Geologia na 1ª pessoa).

Esta iniciativa é uma organização do Centro Ciência Viva, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Universidade de Évora, do QREN e do INALENTEJO.