Prémios do Concurso de Cozinha Alentejana
A Câmara Municipal de Estremoz, com a colaboração da Confraria Gastronómica do Alentejo, organizou o XVI Concurso de Cozinha Alentejana de Estremoz, que decorreu de 14 de Março a 8 de Abril do corrente ano.
Participaram neste concurso os restaurantes "Zona Verde", "Regional", "O Viajante", "Adega do Isaías", "João do Cantinho", "A Cadeia Quinhentista", "Pousada Rainha Santa Isabel" e o "Alentejano".
A entrega dos prémios aconteceu após a cerimónia de inauguração da FIAPE 2011, no dia 21 de Abril, tendo os restaurantes ficado classificados nas seguintes posições:
ENTRADAS
1º Prémio - "Zona Verde"
2º Prémio - "O Regional"
3º Prémio - "O Alentejano"
SOPA
1º Prémio - "Adega do Isaías"
2º Prémio - "João do Cantinho"
3º Prémio - "O Viajante"
PRATO
1º Prémio - "O Viajante"
2º Prémio - "O Regional"
3º Prémio - "O Alentejano"
SOBREMESA
1º Prémio - "O Regional"
2º Prémio - "Zona Verde"
3º Prémio - "João do Cantinho"
O Júri decidiu atribuir o Prémio Especial do Júri, pela Refeição Completa, ao Restaurante "Regional", por possuir três prémios nas quatro categorias e por, efectivamente, se ter tratado da melhor refeição completa do concurso.
Tendo em conta a qualidade apresentada, a distinção no serviço efectuado e o tipo de cozinha praticada por dois dos restaurantes a concurso, que procuram a inovação mantendo as características tradicionais da cozinha alentejana, em especial ao nível dos produtos e dos ingredientes utilizados, o júri decidiu criar uma categoria para além das habituais neste concurso: Prémio Cozinha de Inovação.
Pretende esta categoria premiar os restaurantes que se caracterizam pelo respeito pela tradição gastronómica alentejana, conjugado com a inovação e a originalidade necessárias à criação de novos produtos gastronómicos, no âmbito da Cozinha de Autor.
Assim, tendo em conta o serviço e as ementas apresentadas a concurso, o júri decidiu ordenar os Prémios Cozinha de Inovação da seguinte forma:
1.º Prémio - "Restaurante A Cadeia Quinhentista";
2.º Prémio - "Restaurante da Pousada Rainha Santa Isabel".
Com este concurso se provou, uma vez mais, que a cozinha alentejana apresenta grande qualidade, quer na cozinha tradicional, quer na doçaria conventual.