Comunicado - Condições Meteorológicas Adversas
O Serviço Municipal de Protecção Civil de Estremoz informa, que na sequência do comunicado do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, se prevê para as próximas 48 horas o seguinte:
- Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial a partir do fim da tarde de hoje 21 de Dezembro e até ao final da manhã de amanhã, dia 22 de Dezembro (Quarta-feira) com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
- Nas terras altas, vento muito forte de sudoeste e com rajadas da ordem dos 90 km/h para hoje, 21 de Dezembro (Terça-feira). Vento moderado (30 km/h) de oeste, soprando de sudoeste forte (45 km/h) com rajadas até 80 km/h, no litoral e terras altas das regiões do centro e do sul até ao início da tarde de amanhã, 22 de Dezembro (Quarta-feira).
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda que sejam tomadas algumas medidas de precaução relativamente a:
- Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água nas estradas e arruamentos;
- Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano;
- Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas.
Recomenda-se ainda que sejam tomadas medidas de precaução nas habitações, em especial nas zonas históricas ou que possam vir a ser afectadas pelas situações atrás descritas, designadamente:
- Desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais;
- Adopção de condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo atenção à formação de lençóis de água;
- Adequada fixação de estruturas soltas (andaimes, placares, abrigos para animais e outras estruturas suspensas ou frágeis);
- Adopção de cuidados com o aquecimento do lar e sua ventilação, bem como no que diz respeito à protecção de portas e janelas.
A Câmara Municipal recomenda a colaboração de todos e atenta ao desenvolvimento desta situação de instabilidade meteorológica.
Em caso de emergência deverá contactar os Bombeiros Voluntários, o Serviço Municipal de Protecção Civil ou as Forças de Segurança.