Comunicado sobre Situação Meteorológica Adversa ? Tempo Frio

De acordo com o Comunicado emitido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora em 15 de Dezembro de 2010, prevê-se que ocorra, a partir de hoje, uma descida acentuada da temperatura, com tempo frio até Sexta-Feira, dia 17 de Dezembro, caracterizado por temperaturas mínimas abaixo de zero nas regiões do interior. Para hoje, estão previstas, no distrito de Évora, uma temperatura máxima de 9º C e uma mínima de -2ºC.

Em face das temperaturas reduzidas e do vento moderado, soprando forte nas terras altas, que aumentará o frio sentido, recomenda-se às populações que adoptem comportamentos de autoprotecção, tendo em vista o aumento do seu conforto térmico, evitando o risco de hipotermia.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:

- Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atento à situação;

- Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar;

- O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço;

- Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112;

- Evitar a utilização de métodos de aquecimento por combustão sempre que não esteja garantida a adequada ventilação das habitações;

- Atenção redobrada à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação e persistência de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha uma condução prudente.

A Câmara Municipal de Estremoz recomenda a colaboração de todos e estará atenta ao desenvolvimento desta situação de instabilidade meteorológica.