Sensibilização para o exercício de uma cidadania mais plena em Estremoz

Ontem, dia 6 de Outubro, realizou-se em Estremoz uma campanha de sensibilização para o exercício de uma cidadania mais plena, com o slogan ?Ser diferente é? Saber olhar a diferença?.

Esta iniciativa surge no âmbito da actuação da Rede Europeia Anti-Pobreza, que promove Focus Weeks em todos os países da União Europeia, com o objectivo de concentrar, na mesma semana, várias acções de mobilização da sociedade civil.

A Câmara Municipal de Estremoz promoveu uma acção junto da população, com o objectivo de sensibilizar a comunidade local para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social, enquanto violação de direitos humanos, dar a conhecer as temáticas sectoriais que podem induzir à Exclusão Social, sensibilizar e estimular comportamentos como veículo para o reforço do exército da cidadania e Desenvolvimento Social e sensibilização para o exercício de uma cidadania mais plena.

Para conseguir essa sensibilização, o Gabinete de Acção Social utilizou uma brochura com frases alusivas ao tema, tais como: "Ser diferente é... saber olhar a diferença, é quebrar as barreiras afectivas, é promover pontes de afectos, é traços diferentes para escrita igual, os seniores, ou idade do ouro, são fontes de experiências e sabedoria acumulada, é sorrir para todos, com um sorriso do tamanho do mundo, é saber olhar a diferença com a razão e o coração, é saber que há lugar para todos com direitos e deveres."

Esta iniciativa insere-se no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.