Início do ano hidrológico e medidas preventivas

O mês de Outubro é normalmente a altura do ano em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e em que o período mais chuvoso se inicia, representando dessa forma o início de um novo ano hidrológico.

Esta situação pode causar alguns efeitos indesejados, tais como: inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais, cheias motivadas pelo transbordo do leito de alguns rios e ribeiras, instabilidade de taludes ou movimentos de massa motivados pela infiltração de água e contaminação de fontes de água potável por inertes.

Para evitar tais situações, o Serviço Municipal de Protecção Civil, recomenda à população medidas de prevenção e especial atenção para as inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais e para as cheias motivadas pelo transbordo do leito de algumas ribeiras.

Neste sentido, recomenda-se a adopção, entre outras, das seguintes medidas de precaução:

- Desobstrução de linhas de água, principalmente junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento;

- Limpeza dos resíduos sólidos urbanos (muitos deles de grandes dimensões) depositados nos troços marginais dos cursos de água;

-  Limpeza de linhas de água assoreadas;

- Identificação de novos "pontos críticos" (aglomerados populacionais, edificações, vias de comunicação, pontes/pontões, etc.).

Para mais informações consulte a área do Gabinete Municipal de Protecção Civil