Estremoz comemorou o Centenário da Implantação da República

No passado dia 5 de Outubro, pelas 9:30h, tiveram início as comemorações do centenário da Implantação da República, com o desfile das bandas filarmónicas Luzitana e Veirense, que tocaram o hino Nacional e o hino ?Maria da Fonte?, ao mesmo tempo que foi hasteada a bandeira Nacional, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

O Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Martinho dos Santos Torrinha, fez uma abordagem essencialmente política do tema, fazendo uma comparação com a situação actual, enquanto que o Vice-Presidente da Câmara, Francisco Ramos, fez uma análise mais de natureza histórica do que foi o 5 de Outubro, reforçando a importância que esse dia teve para Estremoz e como foi vivido há 100 anos, ou seja, recordou aos presentes, que a implantação do novo regime foi proclamada, a partir da sacada do edifício da Câmara Municipal, pelo então empresário João Francisco Carreço Simões, a quem homenagearam com uma placa, que ficou situada no referido edifício. Foi ainda descerrada uma outra placa, com o nome do Presidente de Câmara e dos primeiros vereadores que tomaram posse a 9 de Outubro de 1910.

No claustro do edifício dos Paços do Concelho foi inaugurada a exposição "República - Letras e Cores Ideias e Autores" da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas/Ministério da Cultura e foi feita uma leitura, pelo aluno Jorge Borbinha, da Escola Secundária de Estremoz, de uma passagem da obra "Memórias", de Raul Brandão.

Uma outra exposição foi inaugurada na Sociedade Recreativa Popular Estremocense intitulada "A República para além de Lisboa 1908-1912".

Para terminar estas cerimónias, foi feita uma visita ao cemitério, para uma vez mais homenagear, com a intervenção de um familiar, João Francisco Carreço Simões.

Estas iniciativas foram organizadas pela Câmara Municipal de Estremoz com o apoio da Escola Secundária Rainha Santa Isabel e da Associação Filatélica Alentejana.