Comemorações dos 100 anos da República

No próximo dia 5 de Outubro comemora-se o centenário da República em Estremoz.

Estas celebrações assumem uma forma de, não só dignificar esse acontecimento memorável, mas também de recuperar a memória e homenagear aqueles que participaram dessa proclamação.

Até ao final do ano, irão realizar-se

diversas actividades culturais, relacionadas com este tema, das quais destacamos o programa do dia 5 de Outubro:

- 9h30 | Lançamento de foguetes

- 9h30 | Desfile das bandas filarmónicas do concelho pelas ruas da cidade

- Sociedade Filarmónica Luzitana

- Sociedade Filarmónica Veirense

- 10h30 | Cerimónia Oficial em frente aos Paços do Concelho

- Içar da Bandeira Nacional

- Hino Nacional, Hino da Cidade de Estremoz e Hino "Maria da Fonte" pelas bandas filarmónicas do concelho

- Intervenções do Vice-Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal

- Descerramento de uma plana comemorativa na parede do edifício dos Paços do Concelho, em homenagem a João Francisco Carreço Simões, que proclamou a República naquele lugar em 6 de Outubro de 1910

- Descerramento de uma placa comemorativa no edifício dos Paços do Concelho alusiva ao Centenário da Republica com o nome dos primeiros Vereadores que tomaram posse a seguir à proclamação

- 12h00 | Inauguração da exposição "A República para além de Lisboa 1908-1912" no antigo Centro Republicano (Sociedade da Porta Nova)

- 16h00 | Romagem ao cemitério de Estremoz onde será prestada uma singela homenagem a João Francisco Carreço Simões, com a intervenção de um familiar. (Partida da C.M.E.)

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz, com as seguintes parcerias: Agrupamento de Escuteiros de Estremoz; Associação Filatélica Alentejana; Bombeiros Voluntários de Estremoz; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Estremoz; Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz; PSP; Regimento de Cavalaria nº 3; Sociedade Filarmónica Veirense; Sociedade Filarmónica Luzitana.