Câmara de Estremoz investe 4 milhões de euros na regeneração urbana

A Câmara Municipal de Estremoz aprovou hoje, dia 11 de Agosto, em sessão ordinária, a abertura de concursos para a realização de três intervenções no âmbito do Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estremoz, cujo valor total ascende aos 4 milhões de euros.

A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara, foi aprovada por unanimidade e contempla a abertura de concursos públicos para a execução dos projectos de intervenção nas artérias públicas estruturantes, de construção Central de Camionagem de Estremoz e de construção dos eixos rodoviários de acesso àquela Central.

Através destas intervenções, no remate urbano a nascente da cidade, será eliminada a barreira física que hoje existe entre o centro da cidade e a zona industrial, ao mesmo tempo que serão criadas novas alternativas de circulação automóvel, em especial no que se refere ao trânsito de pesados, que será desviado da zona junto ao Centro de Saúde e às Escolas.

A linha ferroviária, actualmente desactivada, será substituída por uma avenida, que fará a ligação entre a EN18 (a norte) e a Avenida de Santo António (a sul). Na zona central desta avenida será construída a nova Central de Camionagem de Estremoz e respectivos eixos rodoviários de acesso, facilitando assim a ligação entre o centro da cidade (a partir da Avenida 9 de Abril), a zona industrial, o parque de feiras e as povoações a norte do Concelho.

A abertura dos concursos será efectuada até ao final do mês de Agosto, com o objectivo de assegurar o financiamento de 80% pelos fundos comunitários, no âmbito do Programa de Parcerias para a Regeneração Urbana, prevendo-se que as obras venham a ser iniciadas até ao final do corrente ano.