Escavações arqueológicas regressam a Evoramonte

De 2 a 27 de Agosto está a decorrer mais uma campanha de escavações arqueológicas em Evoramonte, coordenada pela Associação PortAnta.

Perante os interessantes resultados da primeira e da segunda campanha de escavações naquela localidade, a Câmara Municipal de Estremoz julgou pertinente a continuação dos trabalhos, de modo a caracterizar as ocupações mais antigas daquele território.

Neste momento, os resultados obtidos permitem remontar a origem da ocupação há 3000 mil anos atrás, pelo final da Idade do Bronze, onde se teria desenvolvido, na área hoje ocupada por Evoramonte, um dos maiores povoados desse tempo no sul do país.

Destes trabalhos, já foram documentados um amplo conjunto cerâmico e raros artefactos em bronze, assim como se registou um importante momento de ocupação durante o Século II antes de Cristo, coincidente com o momento em que a importante cidade pré-romana de Dipo surge mencionada pelo historiador Tito Lívio, acalentando as esperanças de se vir a confirmar a localização dessa cidade naquele território.

Estas escavações decorrem com base num protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Estremoz e a Associação PortAnta, contando com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Evoramonte.