1º Fórum da Agenda 21 Local

No âmbito da Agenda 21 Local de Estremoz, realizou‐se no dia 8 de Junho de 2010 na Casa de Estremoz, o 1º Fórum de Participação Pública com o tema: ?Principais Desafios ao Desenvolvimento Sustentável e Intervenções Prioritárias para o Concelho?.

A sessão foi aberta pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Francisco Ramos, que teceu algumas palavras sobre a iniciativa que está a ser desenvolvida pelo Município, integrada numa candidatura da CIMAC, e da importância que esta iniciativa reveste para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho, projecto este que deve ter a participação de todos os agentes locais e cidadãos em geral.

Ao todo estiveram cerca de 50 participantes, entre Cidadãos, Associações, Autarcas e Quadros Técnicos da Administração Local, que durante duas horas discutiram os seguintes temas:

Tema 1: Valorizar os Produtos Agrícolas e o Mundo Rural e dar Prioridade aos Alimentos de Base Local;

Tema 2: Turismo. Cidade e concelho a gerar riqueza e a valorizar património e captar as potencialidades;

Tema 3: Novos Comportamentos ‐ Consumo e Poupança, Energia, Resíduos, Água, Alimentos, Hortas, Cidadania, Solidariedade, Biodiversidade ...;

Tema 4: Centro Histórico e Património Requalificar, Regenerar, Proteger e Vivificar.

Todos os presentes interagiram positivamente aos desafios e aos métodos propostos, o que contribuiu para o bom ambiente e desenvolvimento deste 1º fórum da Agenda 21 Local.