Ministra do Trabalho e da Solidariedade inaugurou Lar de Idosos em S. Lourenço

A Senhora Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, inaugurou hoje, dia 11 de Maio de 2010, o Lar da Associação de Amigos da Terceira Idade de S. Lourenço de Mamporcão, um equipamento social que foi comparticipado pelo Fundo de Socorro Social em 100 mil euros e que permitirá albergar 14 utentes.

Para além deste apoio do Estado, a Associação contou também com um apoio financeiro da Câmara Municipal de Estremoz, no valor de 25 mil euros, para a construção deste equipamento, que já contava com a valência de Centro de Dia.

Na cerimónia de inauguração o Senhor Presidente da Câmara, Luís Mourinha, salientou a importância da construção deste tipo de equipamentos no Concelho de Estremoz, uma vez que se trata de um território onde os flagelos do envelhecimento da população e do êxodo rural são cada vez mais um problema com os quais nos debatemos no dia-a-dia.

O Senhor Presidente referiu ainda a importância da existência de parcerias entre as várias entidades, públicas e privadas, com atribuições e competências na área da solidariedade social, com vista ao desenvolvimento de projectos desta natureza, apelando à união e à concertação de esforços no sentido de minorar os problemas que afectam a qualidade de vida das populações, em especial no que diz respeito aos idosos. O Senhor Presidente solicitou ainda à Senhora Ministra que sejam criadas condições para o desenvolvimento de projectos similares noutras freguesias rurais do Concelho, visto que a maioria carece deste tipo de equipamentos sociais.

A Senhora Ministra referiu que estas pequenas obras são de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos idosos e reforçar a coesão social, em especial numa região tão desfavorecida como o Alentejo e, em particular, o Concelho de Estremoz. Salientou ainda que a construção deste tipo de equipamentos é uma prioridade do Ministério que dirige, demonstrando total abertura para o desenvolvimento de outros projectos, nas freguesias rurais em que se justifique, tal como solicitado pelo Senhor Presidente da Câmara.

Notícias Relacionadas