Ministro da Agricultura Inaugurou FIAPE 2010

Decorreu no dia 28 de Abril, a cerimónia de inauguração da XXIV edição da FIAPE ? Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz.

A cerimónia, que contou com a presença de Sua Excelência, O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Prof. Doutor António Serrano, decorreu no auditório do Parque de Feiras e Exposições da cidade, tendo contado com a participação de mais de uma centena de convidados e público na assistência.


No seu discurso de abertura, o Presidente da Câmara, Luís Mourinha, salientou a importância da FIAPE no contexto sócio-económico da região Alentejo e agradeceu a presença do Senhor Ministro na inauguração da feira, o que, no seu entender, contribui fortemente para a divulgação do evento e para a sua projecção a nível nacional. Ao mesmo tempo, referiu que a presença do Senhor Ministro é também sinónimo de que a FIAPE cresceu e já detém o seu lugar de destaque nos eventos de carácter económico nacionais, em especial nos relacionados com o sector agro-pecuário.

O Senhor Presidente referiu-se ainda à quantidade e qualidade das exposições do corrente ano. Mais de 200 expositores, nos diversos sectores de actividade: pecuária, artesanato, actividades comerciais e industriais, produtos regionais, gastronomia e maquinaria agrícola.

No final do seu discurso, Luís Mourinha agradeceu ao Senhor Ministro da Agricultura por ter desbloqueado o processo da Barragem de Veiros, salientando que é devido à pessoa do Senhor Ministro que actualmente já decorrem as obras de construção deste empreendimento, razão pela qual também o seu nome ficará para sempre associado à História de Estremoz e das suas gentes. O Presidente da Câmara solicitou ainda ao Senhor Ministro que o Plano de Ordenamento da Albufeira de Veiros contemple a multifuncionalidade que deve estar associada a este tipo de empreendimentos: abastecimento de água para consumo, água para rega e usos recreativos e turísticos.

O Senhor Ministro da Agricultura, Prof. Doutor António Serrano, agradeceu o convite e salientou que fez questão de estar presente na inauguração da FIAPE, exactamente pelo facto da mesma já ter atingido um patamar de excelência e de, ao longo dos anos, ter vindo a afirmar-se na região Alentejo, em grande parte devido ao forte investimento que foi efectuado na criação de condições e infra-estruturas de acolhimento aos expositores e visitantes.

Acerca da Barragem de Veiros, demonstrou a sua felicidade por, no início do seu mandato, ter desbloqueado um dos problemas centrais do Concelho de Estremoz, manifestando a sua concordância com as palavras do Senhor Presidente da Câmara, no que diz respeito à necessidade de dotar a Albufeira de um plano de ordenamento que permita a multifuncionalidade do uso do solo na sua área envolvente.

O Senhor Ministro referiu ainda que o País atravessa um momento de dificuldade, em termos de crise económica, em especial no sector da agricultura. Apesar disso, dirigiu aos agricultores algumas palavras de esperança no futuro, apelando à mobilização de todos para o aumento da competitividade e da eficiência produtiva pois, tal como referiu, a agricultura portuguesa nunca será competitiva do ponto de vista da quantidade, mas sim se os agentes económicos conseguirem tirar partido da qualidade e da diferenciação que caracteriza os nossos produtos e processos produtivos.

A FIAPE 2010 continuará até ao dia 2 de Maio, com um leque diversificado de expositores dos vários sectores económicos, com particular relevância para a pecuária, o artesanato, os produtos regionais e a gastronomia.

De salientar também a qualidade dos espectáculos diários: dia 28 de Abril, ranchos folclóricos e dança. No dia 29 de Abril, sobe ao palco Rita Guerra e no dia 30 de Abril o Projecto Amália Hoje. No dia 1 de Maio é a vez dos 10 finalistas do programa Ídolos subirem ao palco, com apresentação de João Manzarra – um espectáculo a não perder! David Fonseca encerra a FIAPE, no domingo, dia 2 de Maio.

Notícias Relacionadas