PARA UMA MEMÓRIA DE MICHEL GIACOMETTI

A Câmara Municipal de Estremoz informa que no próximo dia 27 de Março (Sábado), pelas 16h, vai ter lugar a inauguração da exposição ?Para uma memória de Michel Giacometti?.

A exposição "Para uma memória de Michel Giacometti" foi cedida ao Museu Municipal de Estremoz pelo Município de Cascais/Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria. Foi realizada em 1999, tendo já estado patente na cidade de Ajaccio, na Córsega (França). Teve como objectivo promover, através dela, o encontro da memória do etnomusicólogo com a sua cidade natal. Ao mesmo tempo, assumiu-se como uma embaixada da cultura portuguesa, na medida em que dando a conhecer o seu trabalho, divulgou a cultura e a música tradicional portuguesas.
A sua reposição em 2009, no ano em que se comemoram os 80 anos de Michel Giacometti, visa promover a sua homenagem, chamar a atenção para o seu grande trabalho de salvaguarda do património cultural português e divulgar os principais documentos e obras realizadas, numa altura em que se olha com especial atenção para a importância do património imaterial.
Michel Giacometti realizou um imenso trabalho de defesa, salvaguarda, valorização e divulgação da cultura portuguesa. Ao longo de 30 anos e num período importante da história de Portugal, entre 1959 e 1990, em que se observaram grandes e radicais alterações a nível político, social e económico, Giacometti registou, in extremis, os últimos documentos vivos de uma prática cultural em vias de extinção.
A exposição, que é composta por 29 painéis e um DVD com alguns programas da série "Povo que Canta", faz o levantamento do seu trabalho mais importante, bem como de alguns projectos desenvolvidos por Michel Giacometti, evidenciando o resultado do seu trabalho nos inúmeros documentos criados, que fixaram e tornaram perene uma cultura de tradição oral, e que são hoje fonte essencial para o estudo da música e da cultura tradicional portuguesa.
Associada à exposição, o Município de Estremoz apresenta a 17 de Abril (Sábado), pelas 16h00, um Concerto do grupo de música tradicional do Alentejo "Sons do Vagar", da Associação Cultural do Imaginário, cujos temas passam pelas músicas tradicionais portuguesas levantadas por Giacometti e uma conferência proferida pela Dr.ª Conceição Correia, Directora do Museu da Música Portuguesa, subordinada à temática da mostra. Ambas as actividades decorrerão no referido Centro Cultural, sendo a entrada gratuita.
Esta exposição vai estar patente até 24 de Abril na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, espaço afecto ao Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho.

 

Informações
Telef.: 268333608
E-Mail: museu.municipal@cm-estremoz.pt

Notícias Relacionadas