13 Novembro Sábado

"Retratos de Estremoz"

De 13 de Novembro 2021, 11:00 a 12 de Dezembro 2021, 17:30

De 13 de novembro a 12 de dezembro de 2021, no Posto de Turismo de Estremoz, irá estar patente a exposição "Retratos de Estremoz", do projeto de fotografia com seniores "Topofilias".

"A exposição ‘Retratos de Estremoz’, com fotografias da autoria de José Miguel Soares, resulta de um longo processo criativo e de inclusão com seniores, desenvolveu-se maioritariamente nas ruas e nos bairros do centro, onde se aprofundou uma estreita relação com os estremocenses. Partimos à descoberta pelas ruas, nas quais abordamos espontaneamente os residentes e comerciantes, que aderiram imediatamente ao projeto e participaram nas suas diferentes fases. Outros foram encaminhados pelas mediadoras do Município e da Academia Sénior de Estremoz, Carla Correia e Maria João Onofre, que para além de estabelecerem a relação com o público-alvo, levaram-nos aos ‘segredos’ mais escondidos de Estremoz. O processo englobou a realização de sessões de partilha e de mapeamento com os participantes, que nos permitiram identificar os locais de referência das suas vidas: desde o Rossio, ao pelourinho, à Pousada Rainha Santa Isabel, ao tanque público, à Tipografia Progresso, ao Teatro Bernardim Ribeiro e muitos outros. Conhecemos a Margarida, o Manuel e a Maria Gertrudes, proprietários da Casa Pixa Negra, com mais de 50 anos de existência. Cruzamo-nos várias vezes com as residentes da Rua da Pena, Maria Filipe e Edite, com Angelina, cujo gabinete é a rua, com vista para o Terreiro do Loureiro e o campo, e com Virtuosa Ramalho, que pertence ao grupo de teatro e faz bonecos de Estremoz. Estivemos também com a Conceição Madeira e com o Sr. Cartaxo e respetivos familiares, comerciantes do Rossio, e com Joaquim António Santos, do Orfeão Tomás Alcaide, local incontornável da maioria dos testemunhos recolhidos e memórias revividas. Estes foram apenas alguns dos muitos participantes com quem falamos e fotografamos. No seguimento dessas sessões e visitas, realizámos sessões de retrato de estúdio na Academia Sénior de Estremoz e no Mercado Tradicional. Os retratos, o registo dos espaços recordados, dos objetos estimados ou perdidos constituem um depósito de pedaços de memórias e de vidas." Malvada Associação Artística.

Esta iniciativa é uma produção da Malvada Associação Artística, em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz e Academia Sénior de Estremoz, numa ação incluída no Transforma - Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, Promotor CIMAC, Cofinanciamento Alentejo 2020, Portugal 2020, Fundo Europeu/União Europeia.

Cartaz
Mapa
Detalhes
Data Início: 13 Nov 2021
Data Fim: 12 Dez 2021
Categoria: Em Destaque
GPS Lat: 8.84207
GPS Lon: 7.58844