29 Julho Sábado

Exposição fotográfica: "In Limbo" de Carmen Serejo

De 29 de Julho 2023, 16:00 a 10 de Setembro 2023, 17:30
Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho, Largo Dom Dinis, 7100-509 Estremoz

Pelas 16:00 horas do dia 29 de julho, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz irá ser inaugurada a exposição de fotografia "In Limbo" de Carmem Serejo.

A experiência de vida de Carmen Serejo levou-a a fazer da fotografia uma ferramenta de expressão pessoal e de construção de narrativas como recurso para a reflexão sobre o Ser Humano na sua dimensão biológica, cultural e social.

Carmen Serejo está principalmente interessada nas pessoas e no seu lugar no mundo de hoje - especialmente as que ficam de fora, à margem da sociedade. Fez formação em fotografia no Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Aprendeu a arte de contar histórias com Sebastian Liste, fotógrafo, Embaixador da Leica e co-fundador da agência NOOR.

Como descreve a autora, “IN LIMBO" é uma série fotográfica sobre uma das mais terríveis emergências humanitárias - o drama dos refugiados que tem gerado níveis sem precedentes de deslocados e sofrimento humano, em todo o mundo. Em 2021, uma em cada 88 pessoas tinham sido deslocadas à força. “Percorri” os continentes Asiático, Africano, Americano, Europeu. Não deixei de fora as crianças, nem a fé e a esperança de indivíduos que são deslocados à força devido a perseguições, conflitos, violência, violações dos seus direitos humanos... Quis honrá-los. A todos! E foi com base nas suas histórias que construi cada imagem. Não se trata de fotojornalismo. São fotografias ficcionadas que pretendem fazer refletir e questionar sobre a importância da proteção destas pessoas, de que forma as crises migratórias e de refugiados impactam a sociedade atual.

A vida não é garantida.

Milhões de pessoas em todo o mundo são perseguidas, torturadas, insultadas, assediadas. Vivem constantemente preocupadas com a segurança dos filhos. Afectadas física e psicologicamente, lutam pela sobrevivência. São forçadas a fugir e a deixar tudo para trás.

Vivem no LIMBO."

A escolha dos trabalhos, desenvolvimento do projeto e edição final teve a colaboração de José Soudo, Fotógrafo. Curador. Investigador em História da Fotografia e conta com o apoio institucional da Amnistia Internacional.

A mostra pode ser visitada até ao dia 10 de setembro de 2023.

#VIVEstremoz

Exposição fotográfica: