Freguesias

Até ao ano de 2013, o território do concelho de Estremoz dividia-se em treze freguesias: Santo André, uma freguesia totalmente urbana no centro histórico da cidade de Estremoz; Santa Maria, uma freguesia “mista”, compreendendo a restante área urbana de Estremoz e a envolvente rural da sua periferia; e onze freguesias rurais – Arcos, Evoramonte (Santa Maria), Glória, Santa Vitória do Ameixial, São Bento do Ameixial, São Bento do Cortiço, São Domingos de Ana Loura, Santo Estêvão, São Lourenço de Mamporcão, São Bento de Ana Loura e Veiros.

Após a reorganização administrativa autárquica, que entrou em vigor com as eleições autárquicas de setembro de 2013, o concelho de Estremoz passou a ser constituído por nove freguesias. Mantiveram-se inalteradas as freguesias de Arcos, Evoramonte (Santa Maria), Glória, São Domingos de Ana Loura e Veiros, tendo sido agregadas em “Uniões de Freguesias” as restantes oito freguesias, da seguinte forma: União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento), União das Freguesias de S. Lourenço de Mamporcão e S. Bento de Ana Loura, União das Freguesias de S. Bento do Cortiço e Santo Estêvão.

O concelho de Estremoz possui uma área de 514 km2 e uma população de cerca de 14.300 habitantes (Censos 2011), de acordo com a seguinte distribuição pelas freguesias: