• Contactos

Email: jfcortico@gmail.com

Composição dos órgãos autárquicos

Junta de Freguesia

• Presidente: Mariano João Lopes Dias (MiETZ)
  • Secretário: Joaquim Manuel França Sadio (MiETZ)
  • Tesoureiro: Ricardo Manuel Lopes Candeias (MiETZ)

Ordenação e Heráldica S. Bento do Cortiço

• Brasão: Escudo de ouro, com cinco abelhas de vermelho; em chefe, cruz da Ordem de Avis. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ S. BENTO DO CORTIÇO “.

• Selo: Nos termos da lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de S. Bento do Cortiço - Estremoz".

• Bandeira: De verde, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Significado dos Símbolos Heráldicos

• A Cruz da Ordem de Avis - a Ordem de Avis era senhora de quase todo o atual concelho de Estremoz, razão porque o seu símbolo é quase obrigatório na heráldica local.

• O escudo de ouro - riqueza e o mel .

• As abelhas de vermelho - Representam os cortiços, já desaparecidos, que em 1819 davam à Aldeia o nome de São Bento da Aldeia dos Cortiços.
    Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República III Série de 06/02/2001

Ordenação heráldica de Santo Estêvão

• Brasão - Escudo de ouro, lucerna romana de púrpura, realçada de prata, entre cruz da Ordem de Avis, em chefe e três pedras de prata, realçadas de negro, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ SANTO ESTÊVÃO – ESTREMOZ “.

• Selo: Nos termos da lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Santo Estêvão - Estremoz".

• Bandeira: Verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

• Centro Social e Paroquial de S. Bento do Cortiço com as valências de: ATL, Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Centro de convívio – fundado em 1989/12/04;
  • Escola Primária e Jardim de Infância;
  • Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de S. Bento do Cortiço – fundado em 1983;
  • Cortiço Bike Club;
  • Associação Lendas Sábias – “bonequeiros”;
  • Associação de Caçadores e Pescadores de S. Bento do Cortiço;
  • Grupo Recreativo Corticense – fundado em 1951
  • Confraria “Amigos do Campo”

• Polidesportivo – carente de infraestuturas tais como sanitários e bancadas;
  • Campo de futebol de 11 – situado um pouco longe do centro e ele próprio não dispõe das condições mínimas à prática desportiva;
  • Sede do Grupo Recreativo Corticense
  • Salão Polivalente do Centro Social e Paroquial de S. Bento do Cortiço

• Festas em honra de S. Bento e Santo António – 3.º fim de semana de setembro
  • Festas em honra de Nossa Sr.ª do Rosário – 1.º ou 2.º fim de semana de outubro

Há referências no século XIII – XIV a S. Bento da Talha com ermida perto da horta da herdade com o mesmo nome. Foi S. Bento da Aldeia do Cortiço até ao séc. XIX. Há a chamada “estrada dos Castelhanos” que terá sido feita pelo exército castelhano vindo da derrota no Ameixial em 1663 na periferia a sul da freguesia. A pneumónica de 1918/19; Um Corticense em chaimite com Mouzinho em 1895; 12 participaram na 1.ª Grande Guerra; 75 a 80 foram para África entre 1960e 1972 para a guerra colonial.

Igreja; Capela/Casa Mortuária; Cemitério; Escola Primária / Jardim de Infância; Moinho de vento; Largo da Igreja; Edifício da junta de freguesia; Fonte da Bica; Largo da Rua Nova; Lavadouro Público; Horta de S. Bento; Largo da Aldeia; Nora da Horta das Almas; Ribeiro da Barroca.