Luís Filipe Pereira Mourinha
Luís Filipe Pereira Mourinha, filho de João Manuel Mourinha e de Maria Lurdes Pereira, nasceu na freguesia de Santa Maria, concelho de Estremoz, a 5 de Fevereiro de 1956.
Aos seis anos de idade iniciou o seu percurso escolar na Escola Primária da Mata e quatro anos depois ingressou na Escola Industrial e Comercial de Estremoz. Nesta escola foi membro da direcção da Associação de Estudantes e representante dos alunos no Conselho Directivo. Desempenhou funções de Presidente da Sociedade Recreativa Popular Estremocense. Em 23 de Dezembro de 1981 casou com Maria Helena Galego Borges Mourinha, em Estremoz. Entre 1986 e 1994 desempenha as funções de presidente da Cooperativa de Habitação Económica (COBATA) e, entre 2 de Janeiro de 1990 e 31 de Dezembro de 1993, assume o cargo de vereador em regime de não permanência na Câmara Municipal de Estremoz. De 3 de Janeiro a 16 de Junho de 1994, durante a presidência de José Dias Sena foi vereador em regime de permanência da Câmara Municipal de Estremoz.
Em 17 Junho, após o falecimento de José Dias Sena e a renuncia ao cargo por parte de Victor Silva, número dois da lista, tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Estremoz. Recandidatou-se, sucessivamente nas Autárquicas de 1997 e de 2001. Mantém-se no cargo até 31 de Outubro de 2005, quando termina o 3.º mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Estremoz. Entre 2001 e 2005 foi membro do Conselho Nacional da Associação Nacional de Municípios, da direcção da Região de Turismo de Évora e do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito de Évora onde detinha o pelouro do Desporto. Ainda neste período desempenhou as funções de presidente da Empresa de Desenvolvimento Económico do Concelho de Estremoz (EDECE). Em 2004 inicia funções como presidente da Empresa Gestora das Áreas de Deposição Comum (EDC – Mármores) cujas funções cessou em Outubro de 2005. Participou, ainda, na Unidade de Gestão dos fundos comunitários da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo (CCRA).
Em Setembro de 2004 foi distinguido como Sócio Benemérito da Sociedade Filarmónica Veirense.