Laboratório de Investigação, Conservação e Restauro de Cerâmica e Figurado em Barro de Estremoz - Candidatura ALT20-08-2114-FEDER-000193
Designação do projeto - Laboratório de Investigação, Conservação e Restauro de Cerâmica e Figurado em Barro de Estremoz
Código do projeto – ALT20-08-2114-FEDER-000193
Objetivo principal – Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção – Estremoz - Alentejo
Entidade Beneficiária – Município de Estremoz
Data de aprovação -12-09-2019
Data de início – 01-10-2019
Data de conclusão – 31-12-2020
Custo total elegível – 50.162,00 €
Apoio financeiro da União Europeia – FEDER – 42 637,70 €
Objetivos, atividades e resultados esperados
Tratase de um projeto para proteção, valorização, conservação e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse turístico, devidamente classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Um dos principais objetivos do laboratório será a atuação na valorização do Figurado de Estremoz, sendo que a aquisição de equipamento e material vai permitir desenvolver projetos de investigação sobre os materiais e técnicas do Figurado.
A criação deste laboratório permitirá também contribuir para a criação de novos planos e estratégias de preservação, restauro e conservação de coleções, nomeadamente da Coleção Júlio Maria Reis Pereira - coleção de Figurado de Estremoz de grande interesse histórico.
A realização desta intervenção inserida no respetivo Plano de Salvaguarda permitirá manter a sua classificação e ganhar cada vez mais públicos não só para o seu conhecimento, e aquisição, mas também para assegurar a continuidade da sua execução.