Casa Vieira da Silva

Este palacete terá sido construído na primeira década do século XX ou em inícios dos anos 10 pelo médico João Lopes Nunes Vieira da Silva, tendo sido dos primeiros edifícios (se não o primeiro) a constituir a Avenida da Estação, actual Avenida 9 de Abril.

O edifício revela o gosto ecléctico patente na burguesia portuguesa da altura, misturando algum revivalismo histórico com novas tendências e materiais, importados da Europa Central principalmente. É neste contexto que surgem neste imóvel elementos de Arte Nova, bem notórios nas ferrarias, azulejaria de motivos naturalistas e decoração das janelas e portas.

A Arte Nova surge no último terço do século XIX e termina com o início da Grande Guerra em 1914. Em Portugal, a sua aparição foi tardia, podendo-se considerar o seu período de produção entre 1905 e 1920, e pouco arrojada, estando principalmente localizada em centros urbanos do litoral como Lisboa, Porto, Aveiro ou Leiria. Os seus principais arquitectos foram Ventura Terra, Ernesto Korrodi, Adães de Bermudes, Norte Júnior e Marques da Silva.