Casa Manuel de Sousa

Este imóvel curioso e artisticamente interessante terá sido mandado construir por Simões de Sousa, empresário do Teatro Bernardim Ribeiro a partir dos anos 20 do século XX. Não nos é ainda conhecida a data exacta da sua construção mas deverá rondar os anos 30 ou 40 do mesmo século.

É um bom exemplar da Arte Déco, movimento artístico popular nascido em França por volta de 1920, como reacção à austeridade imposta pela Primeira Guerra Mundial, e que acaba em 1939, com o início da Segunda Guerra. Contudo, depressa atravessou o Atlântico e tornou-se um dos estilos decorativos mais importantes na História da Arte Contemporânea dos Estados Unidos da América, com um grande núcleo na baixa de Miami, no estado da Flórida, tendo também uma presença forte na decoração exterior dos arranha-céus de Boston, Chicago ou Nova Iorque.

Como elementos artísticos mais relevantes destacam-se os trabalhos a ferro pintado a cinzento no terraço, nos portões e grades do muro que delimita a propriedade, os painéis de azulejo em vários tons de azul e os dois varandins angulares que encimam a casa.