Movimento associativo

O movimento associativo sempre desempenhou um papel relevante na construção das sociedades contemporâneas, na medida em que as associações permitem a integração dos indivíduos na vida local e promovem a cidadania ativa.

As associações culturais, desportivas e recreativas são espaços de partilha de conhecimentos, de convívio e de ocupação de tempos livres, mas acima de tudo, assumem-se como espaços de formação de pessoas, em especial, de crianças e jovens.

Uma vez que os municípios dispõem de atribuição nos domínios da cultura, do desporto e dos tempos livres, para além da organização de atividades nestas áreas, compete-lhes ainda definir formas de apoio às coletividades culturais, desportivas e recreativas que desenvolvam atividades na área do concelho.

Nesta senda, foram criados o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural (PADC) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo (PADD), que permitem atribuir verbas às associações do concelho, para a concretização dos seus planos de atividades, desde que as mesmas se revistam de interesse público.

Com mais de 50 coletividades em atividade, o concelho de Estremoz é um dos municípios alentejanos com maior dinâmica cultural e desportiva, muito graças à realização de iniciativas por parte destas associações, as quais contam com o apoio incondicional do Município de Estremoz.

 

Consulte aqui os Regulamentos dos Programas de Apoio em vigor:

Regulamento do PADC - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural

Regulamento do PADCE - Programa de Apoio ao Desporto no Concelho de Estremoz

 

Para mais informações sobre candidaturas e apoios nos domínios da cultura, desporto e tempos livres, contacte o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Cultural e/ou o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo do Município de Estremoz:

Morada: Edifício dos Paços do Concelho - Rossio Marquês de Pombal - 7100-513 Estremoz
Telefone: 268339200, Extensões 1601 (Cultura) e 4001 (Desporto)

Emails: cultura_at_cm-estremoz.pt e desporto_at_cm-estremoz.pt