Paços do Concelho Medievais de Estremoz

Os Paços do Concelho medievais foram originalmente edificados, provavelmente, no século XIV, no reinado de D. Afonso IV (1325-1357). O edifício tem três corpos distintos, a Galilé, a Torre do Relógio e a Sala do Concelho. A Galilé é constituída por cinco arcos quebrados que assentam em colunas sigladas e geminadas com capitéis decorados. São ainda visíveis os modilhões que suportavam a cobertura primitiva que, como consequência da reforma manuelina, é agora construída em abóbada nervurada com chaves e mísulas vegetalistas, exibindo na chave central a cruz de Cristo. A Torre do Relógio é originária também da reforma do século XVI e tem telhado com azulejos verdes e amarelos. A Sala do Concelho, de porta ogival, tem por cima do arco a primeira bandeira de armas conhecida de Estremoz, do reinado de D. Afonso IV.

Efectivamente, só se conhece mais um – o do Paço da Audiência de Monsaraz, este bastante mais completo. Trata-se de uma pintura executada segundo a técnica do fresco que utiliza três cores básicas: vermelho, amarelo e negro com os respectivos matizes.

Na extremidade parece existir o que resta de uma figura relacionada, provavelmente, com uma alegoria da Justiça.

Este mural cobriria toda a parede e estará, certamente, relacionado com a campanha de obras manuelina levada a cabo no edifício nos inícios do século XVI.

Texto sobre a pintura mural -  Gonçalo Lopes