Presidente

Caras e caros Estremocenses,

A Assembleia Municipal de Estremoz, constituída por várias forças e movimentos políticos, decorrente dos resultados da última eleição autárquica, é um órgão representativo do Município com poderes deliberativos, e tem como principal objetivo promover e salvaguardar os interesses de todos os estremocenses.

Em resultado da votação efetuada na primeira reunião, por decisão maioritária dos deputados municipais, que compõem a Assembleia, tomei posse como Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz. Desde o primeiro momento procuro e procurarei nortear a minha ação com elevada responsabilidade, com disponibilidade, de forma digna e isenta. Estou certo que darei o meu melhor para desempenhar com rigor e respeito pela lei as minhas funções.

Caras e caros concidadãos, a Assembleia Municipal pode deliberar sobre diversas e importantes matérias de interesse para o concelho, sob proposta da Câmara Municipal e tem o poder de fiscalização sobre o executivo municipal, nos termos da lei. Pode, igualmente, pronunciar-se sobre outras matérias de interesse municipal, sob proposta dos grupos municipais, nos termos da lei e do regimento da Assembleia, e receber petições dos cidadãos.

A Assembleia Municipal através dos seus poderes deliberativo e de fiscalização é um dos pilares da democracia e da ação política local. Sendo a Casa da Democracia Local deve estar aberta às preocupações, necessidades e anseios dos estremocenses, sejam transmitidos através das diferentes forças políticas ou de cidadãos individuais nas reuniões plenárias da Assembleia.

Caras e caros estremocenses, agradeço a confiança e as expectativas que cada um em mim depositou, com o seu voto, seja nos que votaram na lista que integrei, seja nas outras que se candidataram à Assembleia, sendo certo que farei, o que estiver ao meu alcance, para a Assembleia Municipal ser a casa da democracia do nosso concelho.

Em nome da Assembleia Municipal de Estremoz e em meu nome pessoal, quero transmitir-vos que contamos com os vossos contributos e com a vossa participação cívica.

Viva Estremoz

Nuno F. Q. Rato

 

 

NUNO FILIPE QUEIJINHO RATO

Natural de Estremoz, Casado, 42 anos, Licenciado em Ensino, Professor

  • Atualmente é Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, eleito pelas listas do MIETZ – Movimento Independente por Estremoz;
  • De 2013 até à presente data é Vice-Presidente da Assembleia Geral da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central;
  • Atualmente é Conselheiro Efetivo do Conselho Municipal de Educação do Município de Estremoz
  • Na presente data é Conselheiro da Comissão Alargada da CPCJ/Estremoz – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estremoz
  • 2009/2013 foi Deputado Municipal e Líder do Grupo Municipal do PPD/PSD na Assembleia Municipal de Estremoz;
  • 2005/2009 foi Deputado Municipal e 1º Secretário da Assembleia Municipal de Estremoz;

 

No PSD desempenhou vários cargos na Secção de Estremoz tendo inclusive sido Presidente da Comissão Politica da Concelhia;

Militante dos TSD

 

Profissionalmente foi entre 1999 e 2015 Professor e Diretor Pedagógico no Externato Rainha Santa Isabel, em Estremoz. De 2015 à presente data é professor contratado pelo Ministério da Educação.