Estremoz recebeu o II Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo

No Teatro Bernardim Ribeiro realizou-se, nos dias 29 e 30 de novembro, um evento com intervenções ricas e diversificadas de congressistas com formação e créditos firmados em várias áreas do saber, como História, Viticultura, Agronomia, Arqueologia, Arquitetura, Antropologia, Enologia, Geologia, Arquivística ou Biblioteconomia. Assistiu-se também ao documentário sobre a Vida e Obra de Francisco Colaço do Rosário, uma figura incontornável na História vitivinícola alentejana. Decorreu também uma interessante partilha de conhecimentos de âmbito transfronteiriço, com a participação de seis congressistas espanhóis. Decorreu ainda uma atuação imprevista de dois poetas populares octogenários e deliciámo-nos com degustação de seis provas de vinhos de outros tantos produtores de Estremoz.
Participaram nestes dois dias, em termos institucionais, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio; oEng. Francisco Mateus; o Presidente da CVR-A; Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo; Prof. Doutora Hermínia Vilar, Magnífica Reitora da Universidade de Évora; Pedro Luiz de Castro, Juiz da Confraria dos Enófilos do Alentejo; Alexandre Alves, Secretário Executivo da ATEVA e Maria João de Almeida, Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo.
Colaboraram, no sucesso deste evento, através da oferta de degustações, as empresas do concelho: Quinta do Carmo, Salsicharia Borralho, Herdade das Servas, Howard’s Folly, SEL, Herdade dos Outeiros Altos, João Portugal Ramos e Monte Branco.
Este congresso foi organizado pela "História e Memória", com a colaboração e acolhimento do Município de Estremoz.

#VIVEstremoz