Cinema no Teatro Bernardim Ribeiro - maio 2023

5 de maio
 
- 21:30 horas - AMADEO
 
Amadeo e Lucie vivem uma grande história de amor quando a Primeira Guerra e a Gripe Espanhola fustigam a Europa. O pintor inspira-se em momentos do seu quotidiano para reter o futuro que sonha pintar. Paisagens, cães, bailaricos e beijos inspiram dezenas de quadros. Vive-se um mundo em mudança, entre o estúdio em Manhufe e as festas em Paris; fazem-se as primeiras exposições, lançam-se planos para o futuro, e Amadeo pinta incessantemente. A sua vida é mais do que intensa: repleta de dor e amor, é fugaz.
 
 
 
12 de maio
 
- 21:30 horas - MAL VIVER
 
Num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.
 
 
 
14 de maio
 
- 15:30 horas: SUPER MÁRIO - O FILME
 
Pela primeira vez, as icónicas marcas de entretenimento a nível global Illumination e Nintendo unem forças para criar Super Mario Bros. O Filme, uma nova aventura para o grande-ecrã que protagoniza um dos mais ilustres canalizadores da cultura popular das últimas quatro décadas.
Baseado no mundo dos videojogos Mario, da Nintendo, o filme convida o público a um incrível e vibrante novo universo como nada antes criado, numa exuberante comédia repleta de ação.
 
 
 
 
19 de maio
 
- 21:30 horas - VIVER MAL
 
Estreia: 11-05-2023
Um hotel junto à costa norte de Portugal, acolhe os seus clientes, num fim de semana. Um homem vive dividido entre a atenção a dar à sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe no meio deles. Uma mãe promove o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro. Outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação.
 
Nota de Intenções
Viver Mal é um espelho do filme Mal Viver. Num espelho a imagem reflectida é invertida, neste filme a imagem mostra o que só pode ser imaginado no outro filme: os clientes do Hotel que são só sombras e vultos fugazes, em aparições muito fragmentadas, no primeiro filme, passam a ser os protagonistas. E a família do Hotel, protagonista do outro filme, passa a ser sombra e vulto fugaz, em aparições fragmentadas, que perturbam a narrativa das histórias dos clientes neste.
A vida e os dramas da família do Hotel são vislumbradas em fragmentos perturbadores, estes fragmentos estimulam a imaginação do espectador e ao mesmo tempo acrescentam dimensão dramática aos personagens dos clientes, que deixam de estar isolados para passarem e viver num mundo com outras pessoas e em que podem ser observados.
Viver Mal mostra outro ponto de vista sobre o mesmo tempo e o mesmo espaço, em que um ponto de vista mostra os dramas de que o outro só deixa vislumbrar fragmentos.
 
 
Bilhetes já disponíveis em: https://cmestremoz.bol.pt/
 
 
#VIVEstremoz na Cultura
#TBR

Notícias Relacionadas