Obra de recuperação do Coreto Municipal de Estremoz

A Câmara Municipal de Estremoz está a efectuar obras de recuperação do Coreto Municipal de Estremoz.

O principal objectivo desta intervenção prende-se com o avançado estado de degradação em que o equipamento/monumento se encontrava, quer ao nível da estrutura metálica, quer da base que a sustenta.

Por outro lado, a recuperação do equipamento proporcionará também reabilitar a sua zona envolvente, conferindo uma melhor imagem urbana ao Rossio Marquês de Pombal.

As obras a efectuar consistem na recuperação integral das estruturas metálicas (a cargo da Empresa Pirra) e na recuperação da base em alvenaria e mármore (trabalhos a realizar por administração directa, ou seja, pelos serviços municipais). Está ainda previsto a ampliação da base e da estrutura metálica, com o objectivo de criar condições para a sua utilização por maior número de músicos (o número de músicos e instrumentos nas Bandas Filarmónicas é hoje muito superior ao que se verificava na época em que o coreto original foi construído).

O orçamento total das obras ronda os 50.000€ e estima-se que estejam concluídas em finais de Agosto de 2011, permitindo a eventual utilização do coreto durante as Festas da Exaltação da Santa Cruz.

Para além da utilização para concertos das Bandas Filarmónicas, a ampliação proporciona também o uso do coreto municipal para outro tipo de eventos culturais, em especial os de carácter musical.