A ciência ao serviço do sucesso escolar nas férias do Natal

No âmbito da candidatura aos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, a Câmara Municipal de Estremoz, em parceria com o Centro de Ciência Viva de Estremoz, promovem atividades científicas experimentais, nas Férias do Natal, para todos os alunos do Concelho.

As atividades irão decorrer nas instalações do Centro de Ciência Viva de Estremoz, nos dias 17, 18, 19, 20 e 28 de dezembro, entre as 10:00 e as 16:00 horas e são gratuitas.

Para frequentar as atividades os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição, disponível no setor da Educação da Câmara Municipal.

Com esta iniciativa pretende-se proporcionar aos alunos de todos os ciclos do Concelho aprendizagens de qualidade, com recurso a metodologias, materiais e vivências distintas, mantendo-os ocupados durante as Férias de Natal de forma útil e divertida.

O programa previsto é o seguinte:

- 17 de Dezembro (10:00/12:30 e 14:00/16:00 horas)

- 1º ciclo - “Volta à Terra num dia”;

- 2º ciclo - “Os nossos Recursos Hídricos; actividade experimental e saída de campo”;

- 3º ciclo - “O Universo dentro da nossa tenda”;

- Ensino Sec. - “Jardim de Pedra do Convento das Maltezas”.

- 18 de Dezembro (10:00/12:30 e 14:00/16:00 horas)

- 1º ciclo - “À descoberta das cores”;

- 2º ciclo - “Os nossos Recursos Metálicos; actividade experimental e saída de campo à Mina da Mostardeira”;

- 3º ciclo - “Sustentabilidade Insustentável”;

- Ensino Sec. - “Tectónica de Placas & Evolução; Duas Teorias Independentes?”.

- 19 de Dezembro (10:00/12:30 e 14:00/16:00 horas)

- 1º ciclo - “Da rocha ao caco, uma longa história”;

- 2º ciclo - “Os nossos Recursos não Metálicos; actividade experimental e saída de campo a 2 pedreiras em Estremoz”;

- 3º ciclo - “Pedreira de extracção de mármores”;

- Ensino Sec. - “Jangada de Pedra–uma visita ao nosso passado mais remoto”.

- 20 de Dezembro (10:00/12:30 e 14:00/16:00 horas)

- 1º ciclo - “A Ciência na  nossa cozinha”;

- 2º ciclo - “Ver o Presente%!? Que Sustentabilidade?”;

- 3º ciclo - Volta ao “Sistema Solar à escala do Concelho de Estremoz”;

- Ensino Sec. - Observatório Prof. Doutor José Mariano Gago.

- 28 de Dezembro (10:00/12:30 e 14:00/16:00 horas)

- 1º ciclo - “A Ciência nos Jogos de Tabuleiro”;

- 2º ciclo - “Caça aos Recursos da ZOM 3D – Programação de um jogo de computador”;

- 3º ciclo - “Ver a Terra nos Ombros de Gigantes”;

- Ensino Sec. - Visita ao Hospital Veterinário da Universidade de Évora.