Missão Cascas Solidárias


O que são biorresíduos?
Os biorresíduos são os resíduos biodegradáveis provenientes das cozinhas e jardins ou quintais, como por exemplo, cascas, talos e outras sobras de frutas e legumes, restos de carne e peixe, pão e cereais, borras de café, ovos, relva, folhas e outras aparas de jardim.
Esta fração representa cerca de 40% do total de lixo gerado nas habitações portuguesas e tem um grande potencial de valorização por meio da reciclagem, processo ao qual se dá o nome de compostagem.


O que é a compostagem?
A compostagem é um processo natural e biológico de decomposição da matéria orgânica (biorresíduos) que ocorre pela ação de microrganismos, como fungos e bactérias, que transformam os resíduos num material fertilizante com aspeto de terra, ao qual se dá o nome de composto, que pode ser aplicado no solo e plantas, conferindo-lhes nutrientes essenciais que se vão perdendo por meio da exploração e cultivo das terras.


Porque devo fazer compostagem?
Ao separar e valorizar os seus biorresíduos através da compostagem, está a contribuir proativamente para o bem-estar ambiental, social e económico do concelho e região. Algumas vantagens de fazer compostagem:
- Redução do desperdício alimentar e da quantidade de resíduos enviados para aterro.
- Produção gratuita de fertilizante orgânico de elevado valor nutricional, reduzindo o uso de fertilizantes químicos.
- Contribuição para a mitigação das alterações climáticas e combate à desertificação dos solos, um problema acentuado na nossa região.
- Redução dos custos com o transporte e tratamento do lixo indiferenciado.
- E, em Estremoz, ao fazer compostagem poderá ainda apoiar instituições de solidariedade social locais, por meio da iniciativa MISSÃO CASCAS SOLIDÁRIAS.


Como posso fazer compostagem?
1 - Compostagem doméstica
É feita pelos cidadãos nas suas habitações, com recurso a um equipamento ao qual se dá o nome de compostor.
Os biorresíduos são separados e depositados no compostor instalado na habitação e todo o processo decorre de forma controlada dentro do equipamento. Esta solução é dirigida aos residentes que dispõem de quintal, horta ou jardim com chão em terra, uma vez que o compostor requer a colocação direta sobre a terra para que o processo de compostagem ocorra e dê origem ao composto (fertilizante orgânico).

Compostor doméstico

 

Onde posso solicitar um compostor gratuito?
Se reside no concelho de Estremoz e reúne as condições necessárias, poderá solicitar um compostor de forma gratuita, que será entregue com um GUIA DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA que reúne as informações necessárias para fazer compostagem de forma simples, cómoda e autónoma na sua habitação.


Faça aqui a sua inscrição FICHA DE INSCRIÇÃO


Entregue a Ficha de Inscrição na receção da Câmara Municipal ou envie para o e-mail :ambiente@cm-estremoz.pt.

 

2 - Compostagem comunitária
É feita em comunidade, nos bairros ou urbanizações, com recurso a equipamentos instalados na via pública aos quais se dá o nome de compostores comunitários ou ilhas de compostagem.
Os biorresíduos são separados e depositados pelos residentes no compostor comunitário (no caso do Município de Estremoz, com exclusão de proteína animal, líquidos e gorduras), ficando a manutenção dos equipamentos e acompanhamento do processo de compostagem a cargo do Município.
Esta solução é dirigida aos cidadãos que não dispõem das condições necessárias para a compostagem doméstica e encontra-se ainda em fase piloto (implementação e testes) pelo que, nesta fase, apenas está disponível para os residentes nas imediações das quatro ilhas de compostagem instaladas no concelho, localizadas em:
- Estremoz no Campo da Feira, Bairro da Salsinha – Rua Maria Luísa da Conceição e Bairro da Salsinha –
Rua da Venezuela;
- Évora Monte na Rua das Correias.

 

Compostor Comunitário - Campo da Feira (Estremoz)

 

Compostor Comunitário - Rua Maria Luísa da Conceição - Bairro da Salsinha (Estremoz)

 

Compostor Comunitário - Rua da Venezuela - Bairro da Salsinha (Estremoz)

 

Compostor Comunitário - Rua das Correias (Évora Monte)

 

Se reside nas imediações de uma ilha de compostagem, saiba se ainda há lugar a novas inscrições e solicite a
adesão através dos seguintes contactos:
- 268 339 200 (chamada para a rede fixa nacional)
- ambiente@cm-estremoz.pt


Recolha Seletiva de Biorresíduos
Para além da Compostagem Doméstica e Comunitária, os biorresíduos passarão também a ser recolhidos seletivamente de forma gratuita nos produtores não domésticos do centro urbano de Estremoz, e encaminhados para a Gesamb para a Unidade de Valorização Orgânica, onde serão transformados num composto de elevada qualidade da marca Re-Planta!.
O Município de Estremoz pretende implementar um Projeto Piloto de recolha porta-a-porta de biorresíduos destinado aos produtores não domésticos do centro urbano. Com este projeto pretende-se abranger cerca de 50 estabelecimentos do setor HORECA, IPSS e escolas. Esta ação abrange várias iniciativas entre as quais uma ação porta-a-porta para apresentação, adesão e explicação do projeto ao público alvo.


Se é proprietário de um estabelecimento do setor HORECA ou é responsável por uma instituição no centro urbano de Estremoz, saiba se está abrangido pelo serviço gratuito de recolha de biorresíduos:
- 268 339 200 (chamada para a rede fixa nacional)
- ambiente@cm-estremoz.pt

 

MISSÃO CASCAS SOLIDÁRIAS
Ao aderir à compostagem (doméstica ou comunitária) e à recolha seletiva de biorresíduos no concelho de Estremoz, estará ainda a contribuir para a Missão Cascas Solidárias, uma iniciativa que prevê a entrega de apoios a instituições de solidariedade social locais e/ou regionais.



A Missão Cascas Solidárias é a iniciativa que transforma cascas de fruta e legumes (e outros restos da preparação de refeições) em solidariedade.
Ao aderir à compostagem, além de contribuir para o benefício ambiental da região, estará também a ajudar localmente quem mais precisa.


O processo é simples: tendo em consideração a quantidade de equipamentos domésticos e comunitários entregues pelo Município, o n.º de aderentes da recolha seletiva e a quantidade de biorresíduos desviados de aterro, será atribuído um valor que irá posteriormente ser convertido em apoio monetário a entregar a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) local prestadora de cuidados a pessoas com deficiência e necessidades especiais: a Cerci Estremoz.


A Cerci Estremoz - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados - tem como missão, desde 1977, dignificar o cidadão com deficiência ou incapacidade, potenciando a autonomia, a qualidade de vida e a felicidade, construindo a ponte entre a família e a comunidade. Para o efeito conta com um Lar Residencial, um Centro de Atividades Ocupacionais, um Centro de Qualificação e Emprego, um Centro de Recursos para a Inclusão e uma Equipa Local de Intervenção Precoce.
 

A equação é simples: quantos mais residentes aderirem à prática da compostagem ou à recolha seletiva de biorresíduos, mais significativo será o apoio dado em nome de todos à Cerci Estremoz. É fácil não é?


Comece ainda hoje.
Recicle cascas. Faça solidariedade.


A Missão Cascas Solidárias é uma iniciativa do Município de Estremoz, desenvolvida no âmbito do projeto Re-Planta! com o apoio da GESAMB e cofinanciada pelo Fundo Ambiental.

 

Notícias Relacionadas