Anta 3 da Herdade das Casas do Canal (do Foro do Cuco) / Casas do Canal 3/ Foro do Cuco

Este monumento conserva ainda a câmara com 2,4 m de diâmetro, onde são ainda visíveis 6 dos seus esteios in situ e o respetivo corredor de acesso, onde só se conserva um esteio. No esteio de cabeceira encontramos uma particularidade, pois apresenta uma perfuração circular. Não se sabe se esta perfuração pertence à época de construção da anta ou se foi feita posteriormente. Não existem vestígios da mamoa.

Localização: Canal / Freguesia da Glória

Coordenadas GPS : N 38º 46. 481' W 7º 36. 972'

Como chegar: Este monumento situa-se junto à Estrada Nacional n.º 381, no sentido Estremoz-Redondo do lado direito, no declive da colina, junto à margem sul da ribeira do Canal.

Data da Escavação:  24 de Setembro de 1952

Tipo de monumento: Anta de corredor

Espólio:   Não foi identificado qualquer espólio.

Acesso: Fácil acesso, no entanto necessita de manutenção (limpeza).