Anta 1 da Herdade das Casas do Canal / Casas do Canal 1

Em Estremoz as antas mais antigas pertencem ao período do Neolítico Médio/Final, com sepulcros já com corredor e de monumentalidade acentuada.

Localização: Canal / Freguesia da Glória

Coordenadas GPS : N 38º 46.296' W 7º 36.377'

Como chegar: Este monumento situa-se junto à Estrada Nacional n.º 381, do lado esquerdo, no sentido Estremoz-Redondo, no declive da colina encimada pelo Monte das Casas, próximo da margem sul da ribeira do Canal.

Data da Escavação: 1 de Outubro de 1953

Tipo de monumento: Anta de corredor

A anta 1 da Herdade das Casas do Canal tem cerca de 4,4 m de comprimento, e a sua câmara conserva ainda 7 esteios, dos quais falta o de cabeceira. O esteio de cobertura encontra-se inclinado no interior da câmara e apresenta na sua superfície covinhas. Entre a câmara e o corredor é visível um pequeno esteio de fecho. O corredor possui ainda dois dos seus esteios in situ. Existe ainda um esteio do lado norte deslocado do seu lugar de origem e o quarto estará em falta. É visível ainda uma grande laje dentro do corredor, possivelmente pertencente a uma parte da sua cobertura. Devido ao declive bastante abrupto do terreno, há poucos vestígios da mamoa.

Espólio: Foram encontrados no interior da câmara, fragmentos de objetos em xisto, sílex e cerâmica (destaque para vaso campaniforme). Depositários: Museu do Palácio Ducal de Vila Viçosa.

Acesso: Fácil acesso. Encontra-se limpa.