• Contactos
  • Acessibilidade

União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André)

População (Censos 2011): 8 662
Área da freguesia (km2): 63.9
Orago: Santa Maria e Santo André

Contactos:
Rua Prof. Egas Moniz , 7100-129 Estremoz
Tel: 268 323 577   Fax: 268 339 438
Email: uniaofreguesiasetzsmsa@sapo.pt
Web: http://www.jf-etzsantamaria.pt

Composição dos órgãos autárquicos

Junta de Freguesia

• Presidente: Pedro Manuel Lopes Ramalho (PS)
  • Secretária: Luís Miguel Saruga Bailão (PS)
  • Tesoureiro: Luís Miguel Mota Nico (PS)
  • Vogal: Amália da Conceição Rosado Rebola dos Santos (CDU)
  • Vogal: Adosinda Maria Ramos Pisco (Nós,Cidadãos!)

Assembleia de Freguesia

• Presidente: Carlos Jacinto Bolas Machado (PS)
  • 1.º Secretário: Maria Amélia Pernas dos Santos Piteira (PS)
  • 2.º Secretário: Paulo João Carrapiço Borda Água (PS)
  • Vogal: Ana Cristina Pimpão Monteiro (PS)
  • Vogal: Maria de Fátima Saraiva Borralho (PS)
  • Vogal: Helder João Galrito Cebola (MiETZ)
  • Vogal: Luís Paulo Manaças Batista (MiETZ)
  • Vogal: José Maria Merino Galego (MiETZ)
  • Vogal: Maria Antónia Carrapiço Miguéns (MiETZ)
  • Vogal: Eduardo Constantino dos Abibes Pereira (CDU)
  • Vogal: Ana Maria Ferreira de Figueiredo Simeão (Estremoz Com Futuro)
  • Vogal:Rui Manuel Velhinho Oliveira (CHEGA)
  • Vogal: José Carlos Arvana Coelho (Nós Cidadãos)

Ordenação e Heráldica

Brasão

Escudo de prata, torre de vermelho, iluminada de ouro, encimada por coroa mariana de azul, tudo circundado por capela de tremoceiro de verde frutado de vermelho. Coroa mural de prata com quatro torres aparentes. Listel de prata com a legenda a negro “UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ESTREMOZ (Santa Maria e Santo André)”.

Bandeira

Bandeira: de verde. Cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo

Selo: nos termos da Lei, com a legenda “União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André) ”.

A União de Freguesia de Estremoz (Santa Maria e Santo André) são as freguesias que constituem a cidade de Estremoz.

Do seu antigo castelo, ergue-se isolada a torre de menagem guardando a distante fronteira com a Estremadura espanhola. Altiva, imponente e dominadora, ex-libris de Estremoz, é denominada das “Três Coroas”, porque atribuída a sua construção inicial a D. Sancho II, a continuação a D. Afonso III e o acabamento a D. Dinis.

A parte alta de Estremoz gravita à volta desta torre, da antiga alcáçova, depois convento e hoje um dos mais luxuosos albergues instalados em edifícios históricos – a pousada de Santa Isabel, homenagem à Rainha Santa, que nesta cidade viria a morrer. No terreiro exterior, para além dos paços reais com a sua galeria, domina a igreja de Santa Maria.

A igreja matriz, dedicada a Santa Maria, foi edificada no século XVI, no estilo do renascimento alentejano. O interior é de três naves e três tramos com colunas jónicas. Alguns retábulos são de talha maneirista, e outros, barrocos.

Ainda no terreiro, o Museu Municipal guarda a memória dos barros de Estremoz, daquela Estremoz que se fizera célebre mundo fora com seus pucarinhos onde a água chiava refrescando.

• Parque Infantil e Desportivo dos Casais de Santa Maria
  • Parque Infantil das Traseiras da Rua José Feliz Ribeiro
  • Parque Desportivo do Campo da Feira
  • Parque Desportivo do Bairro da Caixa

Marchas Populares (junho)
Festas da Exaltação da Santa Cruz (primeiro fim de semana de setembro)

Festa de Santa Maria (1.ª semana de julho)

Festas de N.ª Sra. da Conceição (8 de dezembro)

Festas de N.ª Sra. dos Mártires (2.º fim de semana de setembro)

Feira de Maio (2.º fim de semana de maio)

Feira de Julho (Santiago) - Último fim de semana de julho

Feira de Santo André - 4.º fim de semana de novembro

Castelo de Estremoz e suas muralhas; Torre de Menagem; Portas da Cidade; Capela de Nossa Senhora dos Mártires; Igreja de S. Francisco; Igreja dos Congregados; Igreja de Santiago; Igreja de Santa Maria; Igreja e cerca do Convento de Santo António; Igreja de Nossa Senhora da Conceição;  Antigo Convento das Maltezas; Pelourinho; Lago do Gadanha; Palácio Reynolds; Fonte das 8 bicas; Fonte de Santo André; Fonte São João de Deus; Fonte do Espírito Santo; Sátiro; Fonte Figueira; Fonte do Imperador; Fontanário dos Cabaços; Fonte Cansada; Fonte da Margarida Mentira; Fontanário da Frandina; Fontanário da Calçada da Frandina; Fontanário do Fargel; Fontanário do Lavadouro Municipal; Fontanário da Senhora da Conceição; Fontanário dos Mártires; Fonte Nova; Fonte do Imperador; Fonte do Terreiro Loureiro; Fonte de Santo António; Fonte da Granja de Fora; Chafariz e Lavadouro dos Currais; Fonte da Silveirinha; Antigo Paço Real de D. Dinis; Convento de Nossa Senhora da Consolação; Ermida Nossa Senhora do Socorro; Ermida do Santo Cristo; Ermida do Senhor Jesus dos Inocentes; Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte; Torre das Couraças.