• Contactos
  • Acessibilidade

União de Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento)

População (Censos 2011): 697
Área da freguesia (km2):  97,49
Distância mais curta à sede do concelho (km): 6 km
Principais aglomerados populacionais: Santa Vitória do Ameixial, São Bento do Ameixial, Venda da Porca, Montes Novos
Orago: São Bento – Nossa Senhora das Vitórias

Contactos:
Rua 8 de Junho – 7100-610 São Bento do Ameixial
Tel: 268 324 028   Fax: 268 324 028
Email: uniaofreguesiasameixialsvsb@outlook.pt

Composição dos órgãos autárquicos

Junta de Freguesia

• Presidente - José Filipe Prates Duarte (MIETZ)
  • Secretária - Fernanda Paula Henriques Velhinho (MIETZ)
  • Tesoureiro - José Maria Pereira de Matos (MIETZ)

Assembleia de Freguesia

• Presidente da Assembleia - António José Relvas Dias Calado (MIETZ)
  • 1º Secretária - Maria José Batista Ramalho Capitão (MIETZ)
  • 2º Secretário - Elisabete de Jesus Cardoso Russo Fonseca (MIETZ)
  • Vogal - José Alberto Semedo Pereira (MIETZ)
  • Vogal - Ilídio Severiano Margalho Saramago (PS)
  • Vogal - Marco António Ramos Festas (PS)
  • Vogal - Catarina Maria Lagarto Nanitas Rebeca (PS)

• EB1 de Santa Vitória

Associativismo

• Associação Desportiva e Recreativa de Santa Vitória do Ameixial
  • Juventude Desportiva de São Bento do Ameixial
  • Associação dos Amigos da Terceira Idade de São Bento do Ameixial
  • Associação de caçadores de São Bento do Ameixial
  • Associação de caçadores de Aldeia Romana

Campo de Futebol – São Bento

Polidesportivo – Santa Vitória

Festas em Honra do São Bento – São Bento , realizam-se no primeiro fim de semana de agosto.

Festa em Honra de Santa Vitória – Santa Vitória, realizam-se no segundo fim de semana de agosto

Vila Romana de Santa Vitória

A villa romana de Santa Vitória do Ameixial terá sido construída no contexto da Romanização da Península Ibérica, estando inserida na província da Lusitânia, cuja capital se situava em Mérida (Emerita Augusta).

A villa terá tido uma primeira ocupação no séc. I, como é documentado pelo aparecimento de uma moeda de Nero e cerâmica datada deste período. No entanto, a ocupação mais significativa, em termos de vestígios materiais, é já do Baixo Império (finais do séc. III / inícios do séc. IV).

A área da villa correspondente à pars urbana (instalações dos proprietários) estendia-se ao longo de toda a elevação, descendo para Oeste e encontrando-se grande parte sob a povoação. Esta área é constituída por salas e corredores pavimentados a mosaico, dispostos em redor de um tanque, escavado na rocha, para captação de águas pluviais. Encontramos ainda zonas de cozinha e armazenamento de alimentos, bem como exemplos de tanques e de uma complexa rede de saneamento e circulação de água.

Na zona baixa, identificaram-se ainda uma série de estruturas circulares, bem como um sistema de condutas e canais situados sob os pavimentos. Existem ainda uma série de muros postos a descoberto ao longo de todo o sopé da elevação.

A pars rustica (instalações dos criados e escravos) e pars frumentaria (lagares, moinhos, celeiros, etc.) situar-se-iam na base da elevação, a Norte. As necrópoles da villa deveriam estar localizadas […] a Oeste.

A riqueza dos proprietários da villa é comprovada, por exemplo, pelos originais painéis de mosaicos e pelo rico tesouro de cerca de 3000 moedas.

Padrão Batalha do Ameixial

Este padrão, comemorativo da Batalha do Ameixial, foi originalmente erguido na Estrada do Cano, tendo sido para aqui mudado aquando do arranjo da Estrada Nacional 245, entre finais do século XIX e inícios do século XX.

Batalha ocorrida a 8 de junho de 1663, é considerada por alguns autores a mais importante das ocorridas durante o período da Restauração.

É composto por peanha de três degraus e pedestal quadrangular. A coluna tem base e capitel da ordem dórica e remate superior da coroa imperial, com almofada de borlas pendentes, tudo em mármore. Tem inscrição comemorativa e descritiva do evento.

Horário: Visita sem restrições