Estremoz promove a paz em programa ERASMUS+ na Polónia


O Município de Estremoz esteve representado num intercâmbio jovem Erasmus+, que decorreu em Pozna? (Polónia), entre 22 e 28 de março de 2026, promovido pela European Network of Places of Peace (ENPP).
O projeto foi realizado com a presença do Presidente da Rede Europeia dos sítios da Paz, Eduardo Basso e reuniu 30 jovens de 6 países — Arménia, Irlanda, Países Baixos, Roménia, Polónia e Portugal, num ambiente de partilha intercultural e cooperação europeia.
A técnica superior do Setor da Educação do Município de Estremoz, Sílvia Cuco, assumiu funções de facilitadora, assegurando a dinamização pedagógica das atividades e o acompanhamento dos participantes ao longo de toda a mobilidade. 
A representação portuguesa contou com a participação de três jovens do concelho de Estremoz e dois jovens do concelho de Viana do Alentejo.
Ao longo do intercâmbio, foram abordadas temáticas relevantes no âmbito da cidadania europeia e participação juvenil, nomeadamente: “European Citizens’ Initiative”; Tratados de Paz; Cultura de Paz e Direitos Humanos.
As atividades foram desenvolvidas com recurso a metodologias de educação não formal, centradas na participação ativa, na aprendizagem experiencial e no desenvolvimento de competências transversais. Entre os métodos utilizados destacam-se: Educação não formal (NFE); discussões e debates em grupo; dinâmicas de role-playing e simulações; apresentações e aprendizagem entre pares; sessões de reflexão individual e coletiva.
Esta experiência que reforçou competências pessoais, sociais e cívicas, promovendo os valores europeus, a inclusão e a cultura de paz.
O Município de Estremoz continua empenhado em apoiar oportunidades internacionais para os jovens do concelho, incentivando a sua participação ativa e desenvolvimento.

#VIVEstremoz
#Estremoz

Notícias Relacionadas