Apelo à População – Medidas de autoproteção contra o COVID-19

 

Como é do conhecimento de todos, perante a pandemia de novo Coronavírus que tem vindo a propagar-se pelo Mundo e que neste momento assola o nosso País, têm vindo a ser adotadas medidas de contingência do vírus, tanto pelo Governo como pelo Município de Estremoz, mas também por iniciativa de empresas e privados. Contudo, as principais medidas a adotar para a contenção da propagação deste vírus são as que visam a autoproteção de cada indivíduo, não só para sua salvaguarda como também para impedir o contágio de outros e da comunidade. Assim, numa perspetiva de promoção da saúde pública e de contenção deste surto no nosso concelho, o Município de Estremoz apela a todos os munícipes que adotem as medidas de proteção individual que têm vindo a ser recomendadas pela Direção-Geral de Saúde, designadamente:

  • - Proceder ao distanciamento social durante este período de propagação da pandemia. O novo Coronavírus é altamente contagioso e transmissível por via aérea, entre indivíduos que estejam a menos de um metro de distância, através de espirros, tosse ou até enquanto falamos.
  • - Evitar o contacto com outras pessoas, mesmo com familiares, restringido os apertos de mão, abraços e beijos durante este período.
  • - Sair de casa para realizar apenas as atividades que se revelem essenciais, não frequentando centros comerciais, esplanadas, cafés e outros espaços onde se verifique a aglomeração de pessoas.
  • - Adotar hábitos de higiene mais frequentes: lavar as mãos, lavar e desinfetar as superfícies de contacto, etc.
  • - Se esteve numa zona de transmissão ativa nos últimos 14 dias, reforce as medidas de autoproteção e esteja atento aos sintomas da COVID-19: febre, tosse seca e dificuldade respiratória.
  • - Caso apresente algum dos sintomas, ligue para o SNS24 através do número de telefone 808 24 24 24 e siga as instruções dos profissionais de saúde.

A prevenção é um dever de todos. O Município de Estremoz apela assim a que todos se previnam e ajudem a adotar todas as medidas de contenção que se mostrem necessárias para o bem-estar e saúde de toda a comunidade, mantendo no entanto a serenidade que se impõe neste tipo de situações. O Município de Estremoz manter-se-á atento ao evoluir da situação e efetuará todas as diligências ao seu alcance para prevenir e combater esta pandemia. Estremoz, 15 de março de 2020