14 Janeiro Sexta-feira

Exposição "Aguarelas de Paulo Vicente"

De 14 de Janeiro 2022, 10:00 a 14 de Fevereiro 2022, 17:30
Teatro Bernardim Ribeiro, Av. 25 de Abril, 7100-105 Estremoz

O Teatro Bernardim Ribeiro acolhe, a partir do dia 14 de janeiro, a exposição de "Aguarelas de Paulo Vicente".
Paulo Vicente nasceu em Estremoz em 1926. Por motivos profissionais foi morar para Évora. Após a reforma, aos 66 anos, descobriu uma vocação há muito inata - a pintura.
Joaquim Vermelho, seu amigo de há longa data, "descobriu-o" em 1994 como artista plástico "Naif" e logo lhe lançou o convite para expor na Biblioteca Municipal de Estremoz. Essa foi a sua primeira exposição. Depois sucederam-se outras, individuais e coletivas, a nível nacional e internacional. Participou com o entusiasmo que todos lhe reconhecem em diversos concursos, nos quais foi premiado e distinguido diversas vezes. Em 2002 foi distinguido com prémio do XXIII Salão Internacional de Pintura "Naif" do Estoril, com o quadro: "Nos tempos de Feira -Pró Fumeiro".
As temáticas nas suas telas passam essencialmente por ambientes urbanos, mormente pequenos recantos das vilas e cidades do Alentejo, ou aspetos mais gerais dessas mesmas povoações. Também pinta, esporadicamente, vilas e cidades do norte de Portugal.
Pelo facto de Paulo Vicente ser um artista plástico inquieto, que tem uma apetência natural em experimentar novas técnicas, pinta em aguarela sobre tela, tendo a sua terra natal por referência. Esta nova técnica foi experimentada de um modo muito interessante numa série de pequenas telas, onde representa as portas da zona do Castelo de Estremoz. Desinteressadamente, e de modo a não separar os quadros dessa série que executou, fez a doação das 52 telas que compõem esta exposição ao Museu Municipal de Estremoz, agora patente ao público, no TBR.
Visite e aprecie esta mostra até 14 de fevereiro de 2022.

Cartaz
Exposição