Caminho de Santiago

Desde há vários anos que em Portugal a Associação de Peregrinos Via Lusitana procura reimplantar no terreno o histórico Caminho de Santiago, nomeadamente o percurso designado por “Via Portugal Nascente”. Com origem no Algarve (Tavira), este percurso passa pelo concelho de Estremoz, nomeadamente por Évora Monte, Estremoz e São Bento do Cortiço, seguindo posteriormente por Santo Amaro (Fronteira) até Trancoso. Daí continua para Santiago pelo Caminho de Torres e outros já existentes.

Com o apoio do Museu Municipal de Estremoz, em termos de investigação e estudo de alternativas no terreno, a Câmara Municipal procedeu à marcação deste percurso com indicações direcionais, pintadas a amarelo (provisória), e com pilaretes (definitivos). As marcações serão totalmente definitivas após a entrega da restante sinalética (tipo pilarete) adequada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, instituição que está também a promover a implantação desta Via no território alentejano.

 

Este projeto foi realizado pela Associação de Peregrinos Via Lusitana, com o apoio do Turismo de Portugal e de todos os Municípios e Dioceses envolvidas.

 

No passado dia 4 de maio foi apresentada a 1ª fase, entre Évora e Trancoso, com a presença do Sr. Presidente da República. Nesse dia, após a Cerimónia de apresentação, na Igreja do Salvador de Évora e da benção dos peregrinos, na Catedral, presidida pelo Arcebispo de Évora, um grupo de peregrinos transportou uma réplica do bordão de Santa Isabel (realizado pelo artesão Perfeito Neves de Estremoz) até Trancoso, ao longo das 19 etapas deste Caminho (390 km). O bordão passou de mão em mão para representantes do local em que se encontra com o objetivo de ser entregue em Trancoso a 20 de maio.

 

É um trajeto respeitador da História, marcado quase sempre por caminhos de campo, com o contacto com a natureza e o envolvimento espiritual próprio dos Caminhos de Santiago.

 

Estão previstas etapas com condições de alojamento, com distâncias maioritariamente entre os 20 a 25 quilómetros.

 

Estarão disponíveis mais informações no site www.caminhossantiago.pt.