Recuperação das Portas dos Currais e muralha adjacente

O Município de Estremoz viu finalmente aprovada a candidatura que desenvolveu para Reabilitação e Requalificação das Portas dos Currais e Muralhas Adjacentes.

Esta obra, que representa um investimento total de 846.622,70€, foi alvo de uma candidatura elaborada no âmbito do Aviso ALT20-14-2016-11 – Património Natural e Cultural do Alentejo 2020, sendo comparticipada a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Após vários impasses burocráticos, a candidatura foi finalmente aprovada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, no passado mês de junho, quase um ano após a sua elaboração em julho de 2016.

As Portas dos Currais, que integram o conjunto monumental das muralhas seiscentistas de Estremoz, classificado como Monumento Nacional desde 1925, são o principal acesso sul à cidade e encontram-se em avançado estado de degradação, devido a infiltrações existentes na sua cúpula, sendo urgente a sua recuperação, não só para valorização do património como também para segurança de pessoas e bens.

A intervenção prevê a recuperação das Portas dos Currais, da Casa de Armas e parte da muralha adjacente, até ao baluarte do Páteo dos Solares, de um dos lados, e ao Baluarte de São José, do outro lado.