Município de Estremoz quer classificação da Anta da Herdade das Entre Águas como Monumento de Interesse Público

O Município de Estremoz, através do Museu Municipal e em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, deu início ao procedimento de classificação da Anta da Herdade das Entre Águas, pertencente à freguesia da Glória, como monumento de interesse público. O respetivo diploma foi publicado em Diário da República, no passado dia 18 de março.

Pertencente ao núcleo de Antas da Serra d’ossa, freguesia de Glória, a Anta da Herdade das Entre Águas é um dos monumentos que se encontra em melhor estado de conservação no nosso concelho. Situa-se junto do Monte das Entre Águas, perto da zona onde confluem a Ribeira do Canal e a Ribeira da Água Santa, tendo de comprimento cerca de 7 metros. Conserva 14 esteios in situ, bem como alguns vestígios da mamoa.

Em fase avançada de estudo, para posterior pedido de classificação, estão a Anta da Herdade das Casas do Canal 1, 2 e 3, Anta da Herdade das Casas do Canal 5 ou Alto do Seixo, Anta das Palhas 1 ou Vale do Milho, Anta das Palhas 3 ou Foro da Cerca, Anta da Talisca e Anta da Corticeira.

Para além destes procedimentos de classificação, o Município está a desenvolver uma série de processos de Valorização e Salvaguarda relativamente ao Património Megalítico do concelho, com o objetivo de proceder à sua preservação no terreno e rentabilização cultural e turística, nomeadamente por intermédio da realização de percursos pedestres e ações educativas. Neste momento já é possível às escolas participarem em ações educativas desenvolvidas pelo Museu Municipal, relativamente ao Património Megalítico da freguesia de Glória, bastando para tal contactar o Serviço Educativo. Para breve está a inclusão deste património em roteiros regionais, através de parceria entre o Município de Estremoz e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.