MUNICÍPIO DE ESTREMOZ ASSOCIOU-SE AO DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2018

O Município de Estremoz associou-se hoje, dia 18 de abril, à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), e aprovado pelo UNESCO, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

As comemorações foram assinaladas no Museu Municipal de Estremoz, com a realização de várias atividades ligadas à temática do Megalitismo concelhio, nomeadamente uma oficina prática de construção de uma réplica de uma anta e uma oficina de olaria, com a criação de uma peça em barro seguindo as técnicas do neolítico.

Esta ação contou com a participação da EB1 de Santa Vitória do Ameixial e teve como objetivo, alertar para a importância do património e para o papel fulcral que estes monumentos megalíticos tiveram e têm na história e na identidade das comunidades locais.

Pretende-se ainda realizar no dia 9 de maio, uma visita guiada à Anta de Entre Águas na serra d'Ossa com os alunos da EB 2,3 Sebastião da Gama.

Notícias Relacionadas