Exposição "Mestre Rolo - Tesouro da Arte Popular de Estremoz"

Irá decorrer no próximo dia 20 de janeiro, pelas 16:00 horas, na Galeria D. Dinis, a inauguração da exposição "Mestre Rolo - Tesouro da Arte Popular de Estremoz".

Há pessoas que são autênticos Tesouros Vivos pelo seu “saber fazer” de inestimável relevância técnica em termos de arte popular, mas também por uma sabedoria muito própria da cultura do povo. Mestre Rolo junta estas características de forma admirável. O Museu Municipal tem no seu acervo, e em exposição permanente, uma coleção deste artesão, cuja constituição teve início com o Prof. Joaquim Vermelho, amigo e estudioso da obra de Mestre Rolo, que doou, em janeiro de 2017, o que ainda tinha guardado, por estima e recordação, da sua produção. São essas 22 peças, e outras de doações de particulares e do acervo do Museu que estarão exibidas nesta exposição.

Mestre Rolo, cujo nome de batismo é Joaquim Carriço, nasceu em 1936, na Aldeia de Cima, freguesia da Glória, concelho de Estremoz, onde residiu até 2017, ano em que decidiu dar entrada no Lar São Nuno de Santa Maria, Estremoz.

Cedo sentiu curiosidade por trabalhar a madeira e outros materiais, realizando objetos a que dava pouca importância, mas mais tarde, tomou consciência do valor cultural da sua produção e apurou-a.

O trabalho em chifre é o que mais o motiva pela qualidade, duração e acabamento que proporcionam. Apesar do corno ser um material ordinário, permite contudo trabalhos, graças ao tratamento e acabamento a que é sujeito, de grande qualidade e beleza.

Esta exposição está inserida no Ano Europeu do Património Cultural e estará patente até dia 31 de março de 2018.