Exposição "Brinquedos do Mundo" em Estremoz

A partir de amanhã, dia 15 de dezembro, poderá visitar a exposição "Brinquedos do Mundo", no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, da coleção de Hélder Esdras Martins.

Hélder Esdras Martins, dedica-se, desde os 16 amos, ao colecionismo, com destaque para o modelismo. Numa viagem a França apaixonou-se, ao visitar uma exposição de brinquedo, pela temática, possuindo atualmente cerca de 10 000 peças, A sua coleção comporta os mais variados tipos e origens de brinquedos, jogos e livros, desde XIX até ao contemporâneo, com destaque para os de origem portuguesa.
O interesse e a valorização do seu espólio tem-lhe permitido participações em congressos, jornadas, exposições e eventos diversos, representando Portugal em países como Austrália, Reino Unido, Holanda, Itália, Espanha, Áustria, Irlanda, Suécia, Polónia, Alemanha, Marrocos, Turquia, China, Estados Unidos, Colúmbia, Argentina e Brasil.
Os seus trabalhos e os seus brinquedos permitiram-lhe arrecadar alguns prémios e distinções, como exemplos o " Universal Toys Tradicional" Miami 2015, 2016, o " Património do Nosso Brincar " Bogotá ( Colúmbia) 2016, o "Toy with history", Londres (Reino Unido) em 2017, o "Jouet Historique Traditionnel", em Marraquexe (Marrocos) 2018 e é convidado assíduo de Museus por todo o mundo.

A mostra pode ser visitada até dia 10 de fevereiro de 2019.

Notícias Relacionadas