Évora Monte comemora aniversário da Convenção

Será no dia 25 de maio de 2019, a partir das 15:00 horas, que Évora Monte comemora o 185.º aniversário da assinatura do tratado conhecido como Convenção de Évora Monte.

Recorde-se que foi a 26 de maio de 1834 que foi assinada, na Vila de Évora Monte, a Convenção que restabeleceu a paz em Portugal e pôs termo à sangrenta guerra civil entre liberais e absolutistas, a qual resultou no triunfo do liberalismo de D. Pedro IV em Portugal e no exílio de D. Miguel, absolutista.

Do programa das comemorações destacamos as seguintes atividades:

- 15:00 horas - Arruada na Rua Direita, pela Banda da Sociedade Filarmónica Veirense;

- 15:15 horas - Visita à Casa da Convenção e apresentação do projeto do Centro Interpretativo da Convenção de Évora Monte;

- 15:45 horas - Palestra "Apontamento sobre a Convenção de Évora Monte", por Hugo Guerreiro, coordenador do Museu Municipal de Estremoz, na Torre Paço Ducal;

- 16:30 horas - Atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Veirense.

As comemorações do aniversário da assinatura da Convenção de Évora Monte são organizadas pela Junta de Freguesia local e pelo Município de Estremoz, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.