Edital N. º3/2017 - Voto de Pesar da Assembleia Municipal de Estremoz de 24/02/2017

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, torna público, que na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Estremoz realizada no dia 24 de fevereiro de 2017, sob proposta da Assembleia Municipal, foi APROVADO POR UNANIMIDADE o seguinte VOTO DE PESAR, que se transcreve:

VOTO DE PESAR

«António João Véstia da Silva, nasceu na freguesia de S. Domingos de Ana Loura a 12 de janeiro de 1941.
Após conclusão da escola primária em S. Domingos de Ana Loura, trabalhou como guardador de gado até aos 14 anos. 
Muda-se mais tarde para Beja onde frequentou o Curso Comercial na Escola Industrial e Comercial de Beja, escola onde mais tarde trabalhou como mestre de Grafias. Efetivou-se na Escola de Espinho, e posteriormente trabalhou na Escola Avelar Brotero, em Coimbra.
Após terminar, em 1972, a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desempenhou funções de Delegado do Procurador da República nas Comarca de Oliveira do Hospital e de Pombal até 1973.
Regressado a Estremoz exerce a advocacia e em paralelo leciona na então Escola Industrial e Comercial de Estremoz.
A sua intervenção cívica mais relevante começa com a participação na Greve Estudantil na Academia de Coimbra em 1969, aquando da denominada crise académica de 69, com a perca de um ano letivo;
Participou em ações de oposição à ditadura no âmbito da Comissão Democrática Eleitoral. 
Em 1974 torna-se uma figura de referência do Movimento Democrático em Estremoz ao intervir na grande manifestação/festa do 1.º de maio de 1974 no Rossio de Estremoz.
Entre 28 de março de 1975 e 31 de dezembro de 1976 desempenha as funções de Presidente da Comissão Administrativa Ad-hoc da Câmara Municipal de Estremoz.
Foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Estremoz democraticamente eleito a 12 de dezembro de 1976 ao encabeçar a lista da FEPU (Frente Eleitoral Povo Unido). Exerce o mandato e volta a merecer o voto maioritário dos estremocenses nas segundas eleições autárquicas livres ocorridas 16 de dezembro de 1979 ao encabeçar a lista da APU (Aliança Povo Unido). Foi Presidente da Câmara Municipal de Estremoz até 29 de dezembro de 1982.
Em 1982 regressa à advocacia até 1989. Foi eleito local na Assembleia Municipal de Estremoz.
Volta a candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Estremoz na lista do Partido Socialista que encabeça. Desempenhou as funções de Presidente da Câmara Municipal de Estremoz entre 2 de janeiro de 1990 e 16 de novembro de 1992.
Considerando que o Dr. António João Véstia da Silva, entre outras ações foi:
- Figura central da instauração do poder local democrático no Concelho de Estremoz, tendo sido o primeiro Presidente da Câmara democraticamente eleito;
- Presidente de Câmara e membro da Assembleia Municipal;
Por no passado dia 12/01/2017, Estremoz ter ficado mais pobre ao ver desaparecer um vulto da democracia em Estremoz, a Assembleia Municipal de Estremoz deliberou, na sua sessão ordinária realizada em 24 de fevereiro de 2017, aprovar um Voto de Pesar pelo seu falecimento e endereçar à sua família sentidos pêsames.»

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município

Estremoz, em 24 de fevereiro de 2017

O Presidente da Assembleia Municipal
(Nuno Filipe Queijinho Rato)

 

 

 

Notícias Relacionadas