Cinema: Farpões Baldios - Filme premiado de Marta Mateus e outras curtas

 

Nos dias 16 e 17 de setembro o Teatro Bernardim Ribeiro exibirá o filme premiado de Marta Mateus e outra curtas com o seguinte programa:

- Dia 16 de setembro

- 17:30 horas - TEMPOS MODERNOS, de Charlie Chaplin

Apresentação e debate final com António Guerreiro e Marta Mateus

- 21:30 horas - FARPÕES BALDIOS, de Marta Mateus 

Vencedor do Grande Prémio do Festival de Curtas de Vila do Conde, da estremocense Marta Mateus Cabaço.

No final do século XIX, os trabalhadores rurais em Portugal iniciaram uma corajosa luta por melhores condições de trabalho. Depois de gerações de miséria e fome, a Revolução de Abril semeou a promessa de uma Reforma Agrária. Na região do Alentejo, estes camponeses ocuparam grandes propriedades onde eram antes submetidos ao poder dos seus patrões. 

Diz-se no Alentejo, que quando se perde alguma coisa, quem procura deverá começar a andar para trás e voltar ao princípio. Reza-se e pede-se a Santa Luzia que nos cure dos olhos, para que possamos olhar e ver melhor.
Os protagonistas deste filme, resistentes desta velha luta, a quem foi roubada a infância e a escolaridade, contam a sua história às gerações de hoje, nas suas próprias palavras. 

Farpões Baldios foi filmado em Estremoz no Verão de 2016, e os seus protagonistas são habitantes de Estremoz e das aldeias e vilas envolventes. 

Apresentação e debate final com a realizadora e os actores

- Dia 17 de setembro

- 17:30 horas - FARPÕES BALDIOS, de Marta Mateus
Apresentação e debate final com a realizadora e os actores

- 21:00 horas - TRÁS-OS-MONTES, de António Reis e Margarida Cordeiro
Apresentação e debate final com António Guerreiro e Marta Mateus

Esta iniciativa é uma organização de Marta Mateus, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, com entrada gratuita em todas as sessões.

Notícias Relacionadas