Campanha "Seja muito eco bem-vindo"

A Gesamb, empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora, em parceria com as Câmaras Municipais, lança a campanha "Seja Muito Eco BemVindo", uma iniciativa dirigida às empresas locais, que tem como objetivo sensibilizar, promover e capacitar os empresários locais para a separação e deposição seletiva dos resíduos que produzem nos seus estabelecimentos. 

Até 27 de julho, a campanha vai chegar aos 12 concelhos do distrito de Évora com uma dupla de monitores que visitará mais de 800 estabelecimentos comerciais (cafés, restaurantes, hotéis, lojas de rua, pequeno comércio, serviços), procurando mobilizar os empresários para um compromisso regional pela reciclagem que em troca receberão um conjunto de ferramentas úteis. 

A Gesamb e os empresários locais vão assim assumir o compromisso de melhorar o ambiente da região e todos os aderentes vão poder exibir aos seus clientes o selo “Seja muito Eco-bem-vindo”, que indica que naquele espaço todas as embalagens usadas são colocadas no ecoponto. 

“Queremos que os concelhos do distrito de Évora sejam conhecidos por servir e reciclar bem, mas para que consigamos alcançar esse objetivo precisamos que todos assumam este compromisso. A Gesamb tem vindo a reforçar a sua rede de ecopontos em todos os concelhos e no âmbito desta campanha será também realizado um inquérito que nos permitirá conhecer melhor a realidade da separação junto deste público e identificar as dificuldades com que se deparam nesta matéria, de forma a que no futuro possamos desenvolver sinergias entre as diversas entidades e fornecer as ferramentas necessárias para ultrapassar esses obstáculos. Só juntos conseguiremos alcançar as ambiciosas metas europeias para 2020 relativas à preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos recicláveis, que para a nossa região correspondem a 48 kg por habitante e por ano” refere Gilda Matos, responsável pela Comunicação da Gesamb. 

Esta campanha vem também juntar-se ao compromisso que as Câmaras Municipais têm assumido, em prol do aumento da taxa regional de reciclagem, através da implementação ou reforço dos circuitos de recolha seletiva de resíduos de embalagem para o setor profissional, procurando ir ao encontro de uma das barreiras à separação de resíduos identificadas pelo setor. Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa são os 12 concelhos que vão ser visitados. Esta campanha é promovida pela Gesamb e está inserida no projeto GesambCódigo Verde, cofinanciado pelo programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia Fundo de Coesão, cujo objetivo é sensibilizar os empresários para uma visão mais holística do seu negócio, onde a adoção de comportamentos responsáveis social e ambientalmente devem ser encarados como uma vantagem competitiva, ainda mais quando o consumidor atual é cada vez mais sensível a estas questões. 

Aumentar a competitividade passa por garantir que aproveitamos a matéria-prima presente nos nossos resíduos, reciclando-os. Utilizar o ecoponto é a única forma de o garantir. 

Notícias Relacionadas