ALENTEJO FOOD & SOUL

Comida. Vinho. Música. Festa. Alentejo.
Festival inédito junta dezenas de cozinheiros e produtores

A grande festa da gastronomia está a chegar a Estremoz: nos dias 2 e 3 de Junho, sábado e domingo, o Centro de Ciência Viva, no Convento das Maltesas, recebe o Alentejo Food & Soul, o novo festival de comida e vinhos em Portugal!

Porque é que este é um acontecimento imperdível?

• É uma festa com entrada livre, perfeito para toda a família!
  • É uma homenagem ao produto alentejano e à riqueza gastronómica do Alentejo, num festival de dois dias, inédito na região!
  • É a primeira vez que se reúnem no Alentejo tantos cozinheiros regionais, nacionais e internacionais de topo (19 chefs portugueses e 3 chefs estrangeiros) com produtores da região (carnes, vinhos, legumes e azeite) num ambiente de festa, descontraído e familiar.
  • É uma fusão entre a tradição e a modernidade, com petiscos bem conhecidos da região e propostas mais irreverentes, que irão surpreender os visitantes!
  • Cada chef vai cozinhar, ao ar livre e à vista dos visitantes, pratos inspirados na gastronomia alentejana e nos ingredientes locais.
  • Haverá degustações de produtos regionais, do queijo ao mel, do azeite aos enchidos.
  • Descentraliza a ação de Lisboa ao instalar-se no Alentejo, uma das regiões gastronómicas mais ricas do país.
  • Traz alguns dos jornalistas internacionais de gastronomia mais influentes a conhecer a região alentejana.

Para divulgar a iniciativa, no próximo sábado, dia 26, a partir das 12h00 o chef Filipe Ramalho, do restaurante Basilii, Torre da Palma Wine Hotel (Monforte) estará no Mercado de Sábado, em frente ao edificio da Câmara Municipal de Estremoz a assar um porco - isso mesmo, um porco no espeto! - e dar a provar algumas iguarias aos visitantes e passantes, numa antevisão do que será o espirito do Alentejo Food & Soul.

Alentejo Food & Soul é um festival de rua produzido pela Amuse Bouche e promovido pela Turismo do Alentejo, ERT, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Confraria Gastronómica do Alentejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. O evento é cofinanciado pelo Alentejo 2020, FEDER e enquadra-se na Operação “Alentejo Eventos XX -  Promoção e Marketing” promovido pela Turismo do Alentejo, ERT. A iniciativa beneficia de um apoio de 77,70%,  para um investimento de 38.390 € + IVA. O objectivo deste programa é o de contribuir para a estruturação  de um calendário de eventos diversificado que promova o turismo na região.

Alentejo Food & Soul é uma reunião inédita em Estremoz entre produtores do Alentejo, cozinheiros da nova geração, da região e do país, e chefs de renome, alguns à frente de restaurantes consagrados com estrelas Michelin. Um festival absolutamente único, para toda a família, de entrada livre!

Mais informações em: alentejofoodandsoul.com

Para efeitos de reportagem ou esclarecimentos adicionais por favor contactar:

André Marques Santos
Consultor de Comunicação e Projecto