Presépio de rua em Evoramonte

A Câmara Municipal apresenta, no âmbito da iniciativa "Evoramonte - Castelo de Paz", o Presépio de Rua.

Estão espalhadas, desde 19 de Dezembro (Sábado), mais de 20 figuras em tamanho real pelas ruas de Evoramonte, alusivas ao Natal, que têm a particularidade de representarem a cara dos moradores desta localidade.

Esta iniciativa "Evoramonte - Castelo de Paz" conta com o dobro de figuras da primeira edição (no ano de 2006) e está instalado numa área muito superior, ocupando todo o eixo principal do castelo da povoaçao, entre a Porta do Sol e o Largo de Santa Maria.

O objectivo desta iniciativa é a promoção histórica da localidade do concelho de Estremoz como símbolo da Paz, visto ter acolhido a assinatura da Convenção que pôs termo à guerra civil entre liberais e absolutistas.

Além do presépio de rua, a Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte, responsável por esta iniciativa, programou também acções de animação de rua tradicionalmente ligadas à quadra natalícia.
O presépio pode ser visitado de dia e de noite, pois, todas as figuras e cenas estão iluminadas diariamente até às 02:00 da madrugada e por um período mais alargado na véspera e dia de Natal, noite da passagem de ano e dia de Ano Novo.

O presépio foi construído por residentes na freguesia, que disponibilizaram muito do seu tempo livre para este efeito.

Entre os materiais utilizados para a feitura daqueles presépios contam-se a cortiça, cerâmica, madeira, folha de estanho, lã e cabaças, representando estas peças o melhor da tradição e inovação de Estremoz em termos artesanais.

Esta é mais uma iniciativa de da Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Evoramonte, que traz mais brilho e espirito natalicio ao Concelho.