FIAPE 2017

 

A 31.ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), irá decorrer de 27 de abril a 1 de maio de 2017 no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Eng. André de Brito Tavares. Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da ACORE - Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

 

A FIAPE é um certame de valorização e promoção socioeconómica e turística do Concelho de Estremoz e da Zona dos Mármores, integrando diversas mostras das atividades com maior peso económico no Concelho e na Região: agropecuária, artesanato, mármore, produtos regionais, gastronomia, mostra institucional e atividades comerciais e industriais.

 

Para além destas mostras, a feira conta ainda com a realização de colóquios sobre variadas temáticas e atividades culturais e desportivas, que funcionam como meio complementar de atração de visitantes.

 

A exposição agropecuária continua a ser um dos sectores com maior representatividade na feira. Na edição de 2016, esta exposição teve um peso de cerca de 30% dos expositores, contando com mais de 2.700 m2 de exposição de maquinaria agrícola e com mais de 400 ovinos, 50 caprinos, 80 bovinos, suínos, equinos e aves de raças autóctones e exóticas em exposição no Pavilhão da Pecuária. A par da exposição realizam-se concursos de raças ovinas (Merino Branco, Merino Preto, Merino Precoce e Ile de France) e bovinas (Concurso Nacional da Raça Limousine e Charolesa). Decorrem ainda colóquios técnicos sobre variadas temáticas atuais, relacionadas com o sector agropecuário.

 

Em paralelo com a FIAPE decorrerá a 35.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, que habitualmente conta com a participação de mais de uma centena de artesãos, a trabalhar ao vivo, e com trabalhos nos mais variados materiais: barro, cortiça, madeira, rendas, mármore, vime, vidro, ourivesaria, entre outros. Esta feira é uma das mais conceituadas a nível nacional e uma das mais importantes a sul do Tejo.

 

Os restantes sectores representados na feira são o comércio e serviços, os produtos regionais, a gastronomia e a mostra institucional.

 

A área do comércio e serviços é bastante variada, prevendo-se que venham a estar representadas empresas de venda de móveis e decoração, eletrodomésticos, têxtil-lar e outros, bem como empresas de serviços, como é o caso de agências de viagens, empresas de projetos e consultadoria, etc.

 

Os produtos agroalimentares da região estarão representados em duas vertentes: uma exposição de produtos certificados e uma zona de venda e consumo direto.

 

Em ambas as vertentes os produtos tradicionais representados são os enchidos, os queijos, os vinhos, as compotas, a doçaria, o azeite, o mel... Relativamente ao sector vitivinícola, existirá um espaço onde estarão representadas a maior parte das adegas do Concelho de Estremoz, atestando o peso que este sector tem cada vez mais no Concelho e a afirmação da qualidade dos vinhos de Estremoz no contexto regional e nacional.

 

Relativamente à gastronomia, o certame contará com a participação de restaurantes da região, onde poderá ser comprovada a riqueza do saber e do sabor da tradição gastronómica alentejana. Paralelamente, realizar-se-á o tradicional Concurso de Cozinha Alentejana, com a participação de vários restaurantes do Concelho de Estremoz, cujos vencedores serão divulgados na inauguração da FIAPE e cujas ementas a concurso estarão disponíveis durante o período de realização do certame, constituindo uma oferta gastronómica complementar à existente no recinto, mas desta feita no centro da cidade e em todo o Concelho.

 

A mostra institucional conta habitualmente com a participação de diversas instituições da administração central, regional e local, de solidariedade social, associações de desenvolvimento, forças de segurança e instituições militares.

 

Pela autenticidade e qualidade das exposições que a integram e graças às temáticas de crescente interesse nela apresentadas, a FIAPE é um certame com uma importância ímpar no seio da região em que se insere, tendo já ganho um espaço no calendário anual de feiras regionais e nacionais, confirmando a vocação de Estremoz como centro de negócios e eventos do norte alentejano. A comprová-lo estão o aumento do número de expositores em relação aos anos anteriores e os milhares de visitantes que anualmente nos honram com a sua presença.

 

 

.Documento(s):

© 2017 - Câmara Municipal de Estremoz - Todos os direitos reservados Resolução mínima aconselhada: 1024x748
Optimizado IE 7.0 ou superior , Firefox.